terça-feira, 4 de março de 2008

Excesso de peso prejudicaria carreira profissional



Excesso de peso prejudicaria carreira profissional, diz estudo
Da Reuters
Em Nova York

Estar acima do peso ou obeso não prejudica apenas a saúde, mas pode afetar também a carreira profissional, revelou um estudo realizado nos Estados Unidos.

À medida que aumentam as taxas de incidência da obesidade no país, pesquisadores da Universidade Estadual Wayne, de Detroit, avaliaram estudos realizados ao longo de mais de 25 anos para descobrir se o excesso de peso prejudicava as chances de alguém conseguir um emprego ou ser promovido.

Após avaliarem os resultados de 25 estudos distintos, concluíram que a obesidade representa um fator prejudicial no ambiente de trabalho, sendo o preconceito contra as pessoas gordas maior para os cargos de venda do que para os cargos de gerência.

"Há uma série de estereótipos que acompanham alguém que está acima do peso. E vários deles transferem-se para os locais de trabalho quando se trata de avaliar as capacidades e a aparência de alguém em relação a seu desempenho no emprego", afirmou o pesquisador Cort Rudolph em um comunicado.

Os cientistas descobriram que os resultados de todos os estudos avaliados eram condizentes com a noção de que as pessoas com excesso de peso são vistas, nos locais de trabalho, de forma mais negativa do que aquelas de peso médio.

O preconceito foi mais presente no estágio de seleção de candidatos para um emprego do que no processo de avaliação de desempenho. Já quando se trata de promoções, os estereótipos teriam uma influência mínima.

Rudolph disse que isso não era de surpreender em face do que se sabe sobre os estereótipos relacionados com o excesso de peso.

"Entre os estereótipos básicos associados a alguém que está acima do peso incluem-se preguiça, desleixo, falta de asseio e falta de autodisciplina e controle", afirmou.

"As pessoas com excesso de peso costumam ser identificadas como aquelas que apresentam mais problemas de saúde, o que é um fator limitante para as empresas."
Mas Rudolph, que apresentará o resultado de seus estudos em uma conferência da Sociedade para a Psicologia Industrial e Organizacional em San Francisco, em abril, disse ter encontrado também boas notícias para os funcionários mais gordinhos.

"O efeito dos preconceitos tende a diminuir à medida que aumenta o prazo de permanência de um funcionário em uma empresa", observou.

Segundo Rudolph, essa questão deve se tornar um problema ainda maior à medida que os norte-americanos engordarem mais.

"Considerando esse fator de crescimento, os estigmas associados à gordura podem tornar-se mais e mais destacados," disse.

(Texto de Belinda Goldsmith)

fonte: http://cienciaesaud e.uol.com .br/ultnot/reuters/ 2008/02/25 /ult4296u525. jhtm
.
O Que Você Faria Com Alguns Quilos a Menos?
Você Na Sua Melhor Forma!

http://www.hom. com.br/ucla

Nenhum comentário: