sexta-feira, 2 de abril de 2010

Na caverna de Platão

Só você é capaz de vencer seus medos e romper com o comum

Existe uma párabola de Platão que acho muito interessante.

Dependendo do seu ponto de vista e da sua situação atual, você pode dar diversas interpretações. Logo abaixo você a lerá (Não é a versão original que está na obra "A República" (Início do Livro VII) de Platão e, sim, um resumo, em seguida a minha visão dela.“Imaginemos um muro bem alto separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali.Eles ficam de costas para a entrada, acorrentados, sem poder locomover-se, forçados a olhar somente a parede do fundo da caverna, onde são projetadas sombras de outros homens que, além do muro, mantêm acesa uma fogueira.Os prisioneiros julgam que essas sombras sejam a realidade.Um dos prisioneiros decide abandonar essa condição e fabrica um instrumento com o qual quebra os grilhões. Aos poucos vai se movendo e avança na direção do muro e o escala, com dificuldade enfrenta os obstáculos que encontra e sai da caverna, descobrindo não apenas que as sombras eram feitas por homens como ele, mais além todo o mundo e a natureza.”Qualquer semelhança não é mera coincidência! (risos)Como disse antes, é um texto filosofico ao qual podem ser dadas diferentes interpretações ,todas ligadas a esse tipo de atitude: a vontade de quebrar barreiras e paradigmas, dar lugar ao novo, conhecer e se aventurar no desconhecido.Particularmente, sinto-me dentro da caverna. Não que eu não queira sair! Pelo contrário, estou contando os dias para ver o sol e o que há de bom fora dela. Acontece que o me prende aqui dentro é justamente a preparação para saída.Assim que vejo minha vida concurseira. Estou dentro da montanha de livros e conhecimento, preparando-me para a quebra do muro das provas para finalmente sair e reencontrar o mundo novo que é o serviço público com sua estabilidade.Acredito que tudo em nossa vida é desta maneira! Estamos aprisionados em nossa condição – podendo ser boa ou não- e dependendo de como for, tentaremos quebrar os muros para alcançar o novo. Apesar de me sentir dentro da caverna por não ter alcançado meu objetivo maior, devo lembrar-me que já saí de outra caverna uma vez, quando decidi que não queria um emprego privado por mais que a sociedade me cobrasse isso.Muitos obstáculos e dificuldades são encontradas durante essa saída, afinal, não é fácil mudar. Não é do dia pra noite que conseguimos desmoronar o muro do comodismo e tentar algo novo. Somos julgados por acreditar que há muito mais do que realmente existe e por não nos contentarmos com o que nos é oferecido.Só você é capaz de vencer seus medos e romper com o comum!

“Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio. Quem não quer fazer nada sempre encontra uma desculpa”.



A vida fora da caverna me espera hahahaha!

acho q estou dentro da caverna sem saber como sair...só olhando p/as sombras...tá na hora de começar a me mexer p/não viver p/sempre na caverna

Precisamos ter coragem efetuar mudanças em nossas vidas
Deixo aqui para colaborar com o pensamento uma frase de MAX DEPREE:"Não podemos nos tornar naquilo que queremos ser, mantendo aquilo que somos."

2 comentários:

Vera Caponi disse...

oi tudo bem espero que sim,rrssr nos vaomos conseguir.

Unknown disse...

Passando rapidinho para desejar uma páscoa maravilhosa para você! bjus!