terça-feira, 6 de abril de 2010

Iogurte faz bem ao organismo e à dieta

Fonte - http://www.minhavida.com.br/conteudo/10362-Iogurte-faz-bem-ao-organismo-e-a-dieta.htm?utm_source=news_mv_alim_f&utm_medium=10_04_06&utm_term=header&utm_content=alim&utm_campaign=iogurte




Na vitamina, no molho, na salada ou na mousse. Que tal combinar iogurte nos pratos doces e salgados sem ter precisar temer a balança? Derivado do leite e rico em cálcio e fibras, o iogurte desnatado não é apenas amigo de quem está de dieta. Leve e saboroso, ele pode ser combinado com inúmeros alimentos e basta um pouquinho de criatividade para fazer daquele prato sem graça um festival de sabor e saúde. Com o objetivo de deixar seu cardápio ainda mais atraente, o Minha Vida convocou a chef Luciana Zaidan e as nutricionistas Amanda Epifânio Pereira e Veridiana del Rosso para preparar uma seleção de combinações inusitadas que vão fazer você colocar a mão na massa e arrasar em qualquer ocasião.

Principais tipos de iogurte usados na culinária
A nutricionista Veridiana Del Rosso explica que o iogurte é bastante versátil, porém, só apresenta essa característica se utilizado nas versões desnatada e natural. "Por serem mais neutros e menos calóricos, são ideais para a culinária em geral, mas existem pequenas diferenças entre eles que devem ser levadas em consideração na hora da elaboração dos pratos e até do consumo", explica.


Iogurtes naturais
Com sabor suave, o produto ganha destaque por conter todos os nutrientes oferecidos pelo leite, como proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais. Seus micro-organismos vivos exercem influência positiva no organismo, melhorando o funcionamento do intestino.

Iogurtes desnatados
Com os mesmos benefícios oferecidos pela sua versão natural, o iogurte desnatado tem a vantagem de conter menos gordura em sua fórmula, tendo assim, um baixo valor calórico.

menor quantidade de gordura é recomendada não só para quem quer emagrecer, como também àqueles que estão de olho nos índices de colesterol.

Propriedades do iogurte
O iogurte é um excelente "companheiro" da flora intestinal, o que singnifica que ele regula seu reloginho biológico e ajuda a manter o organismo em equilibrio. O alimento é rico em minerais (cálcio, fósforo, potássio, magnésio e zinco) e vitaminas (A, B1, B2, B6, B12, niacina e ácido fólico). A ingestão de cálcio na infância e na adolescência é extremamente importante, pois previne a osteoporose bem como doenças crônicas, hipertensão arterial e câncer no reto.

Saladas
Utilizar iogurte desnatado substituindo a maionese em saladas é uma forma criativa de diminuir as calorias das preparações. As versões de maionese sem colesterol ou light contribuem para manter o sabor mais próximo à receita original, sem que haja aumento de gorduras e colesterol. "Esse salpicão também não contém nenhum alimento rico em carboidrato, como batata, assim poderá ser servido junto com arroz. Você ainda pode substituir o peito de frango por peito de peru defumado ou presunto magro em tiras", sugere a nutricionista Amanda Epifânio.

Dica da chef: salpicão de frango com iogurte

Ingredientes
2 peitos de frango temperados com limão e sal, refogados e desfiados
1 maço de salsão picado em tiras finas
2 cenouras grandes cruas raladas grossas
1 pimentão verde e 1 pimentão vermelho em tiras finas
2 cebolas grandes picadas
2 a 3 maçãs picadas e com caldo de um limão (p/ não escurecer)
Passas brancas sem sementes
Salsinha picada a gosto
Azeite a gosto
Sal a gosto
½ copo de iogurte natural desnatado
1 colher de sopa de maionese sem colesterol

Modo de Preparo
Desfie o frango cozido e resfriado e misture com os demais ingredientes crus. Adicione o iogurte desnatado e a maionese sem colesterol, misture bem e leve para a geladeira. Retire somente na hora de servir. Decore com o pimentão.

Conte as calorias
Com iogurte
Porção: 60g
Valor calórico: 65 calorias

Com maionese:
Porção: 60 g
Valor calórico: 230 calorias

Carnes
Leve e azedinho, o iogurte natural é uma excelente opção para compor molhos aromatizados com ervas e condimentos. Pratos como carnes assadas ao molho branco e o strogonoff ficam bem mais atraentes para quem não quer ganhar uns quilinhos.

Dica da chef: Lagarto com batatas e molho de iogurte

Ingredientes
1,5 kg de lagarto
2 dentes de alho picados
¼ de xícara de vinagre balsâmico
Sal e pimenta do reino a gosto
3 colheres de sopa de azeite
2 cebolas fatiadas
6 batatas sem casca, cortadas em cubos
Suco de ½ limão
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de mostarda em grãos
½ pode de iogurte natural desnatado
4 xícaras de água

Modo de Preparo
Tempere a carne com o alho, o sal e a pimenta. Adicione o azeite em uma panela de pressão e doure a carne por todos os lados. Junte 4 xícaras de água, tampe e cozinhe por 40 minutos, contando a partir do momento do início da pressão. Desligue o fogo, deixe sair o vapor e abra a panela. Espete a carne e se ainda estiver um pouco firme, cozinhe com a panela tampada (sem pressão) por mais 15 minutos. Acrescente a cebola, o tomilho e cozinhe até a cebola murchar. Retire do fogo e da panela e deixe esfriar. Cozinhe a batata em água fervente até ficar macia, mas firme. Escorra e tempere ainda quente com sal e limão, mostarda e azeite. Deixe esfriar e adicione o iogurte. Misture e leve para gelar. Fatie a carne, regue com azeite e sirva acompanhado com a salada de batatas. Decore com folhas de tomilho. "O lagarto é um corte de carne bovina muito magro e pode ser um grande auxiliar nas dietas de quem precisa controlar o colesterol ou até mesmo emagrecer", diz a nutricionista Amanda Epifânio.

Conte as calorias
Lagarto com iogurte:
Porção: 100g
Valor Calórico: 150 calorias

Com creme de leite
Porção: 100g
Valor Calórico: 342 calorias


Sobremesas
Que tal dar aquela incrementada na sobremesa sem aumentar o ponteiro da balança? Substituir o creme de leite fresco por iogurte é uma ótima saída para incluir sobremesas deliciosas ao seu cardápio sem sair da dieta. "Bolos, mousses e sorvetes são as melhores opções", explica a chef.

Dica da chef: gelado de limão

Ingredientes
4 colheres de sopa de suco de limão
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
3 colheres de sopa de adoçante culinário
1 pote de 200g de iogurte desnatado

Modo de Preparo
Coloque a gelatina numa tigela e hidrate com 3 colheres de sopa de água. Leve ao fogo, em banho-maria, por 5 minutos, ou até amolecer. Bata no liquidificador a gelatina, o iogurte, o suco de limão e o adoçante e bata por 2 minutos, ou até ficar homogêneo. Distribua em taças individuais e leve para gelar por 2 horas ou até endurecer. No momento de servir, decore com raspas de limão. "Essa é uma receita simples, rápida, saborosa e com muito baixo valor calórico. Ideal para momentos onde não conseguimos controlar a vontade de comer doce, e o melhor, sem culpa!", explica a nutricionista Amanda Epifânio.

Conte as calorias
Com iogurte:
Porção: 150g
Valor calórico: 80 calorias

Com creme de leite:
Porção: 150g
Valor calórico: 80 calorias

Cardápio do Dia a dia
Além de ficar uma delícia na vitamina e com cereais, o iogurte pode ser colocado também em receitas simples e saborosas como sanduíches e sucos. "A dica é abusar das frutas da estação e de acompanhamentos leves, como cereais e mel", recomenda Amanda.

Dica da chef: Suco de goiaba com iogurte

Ingredientes
2 goiabas médias vermelhas, em pedaços
4 colheres de sopa de açúcar
2 copos de iogurte natural desnatado

Modo de preparo
1)Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida
2)Decore os copos com uma rodela da fruta Dica da nutricionista Amanda Epifânio "Prefira sucos feitos com a própria fruta. Polpas em conserva e saches têm conservantes que não são nutritivos e são pouco saborosos", diz ela.

Conte as calorias:
Com iogurte:
Porção: 250 ml
Valor calórico: 200 calorias

Com água:
Porção: 250 ml
Valor calórico: 70 calorias



Sanduíche

Dica da chef: sanduíche de frango com iogurte e mel

Ingredientes: 4 filés de frango em fatias finas. Dourar na frigideira com azeite, 1 copo de iogurte natural, 1 fio de me, 1 fio de azeite, 1 dente de alho cortado pequeno, 1 folha de louro seca picada pequena, 1 pitada de canela, 1 pitada de sal, 1 pitada de pimenta do reino

Modo de preparo
Coloque as tiras de frango de molho numa mistura feita com o iogurte, mel, pimenta, canela, alho e louro. Guardar bem tampado na geladeira por 12 horas. Descasque e corte 2 abobrinhas e 2 cenouras médias em fatias bem finas e separe em um recipiente folhas limpas e bem secas de alface (crespa ou roxa), temperadas levemente com azeite e sal. Abra quaro pães sírios grandes cortando apenas pela metade e recheie na seguinte ordem: alface temperada, cenouras e abobrinhas, além de frango com molho. "Embora seja um lanche, esta receita serve quatro pessoas e deve ser ingerida sem muitos acompanhantes para não exagerar na dose e ganhar peso", diz Amanda.

4 comentários:

Anônimo disse...

ADMIRO A TUA FORÇA DE VONTADE ROSINHA. TAMBÉM SOU PEIXES. POR JÁ SER TARDE E POR SÓ TE DESCOBRIR AGORA A ESTA HORA, FALO CONTIGO DEPOIS. FORÇA! NÓS OS PEIXES SOMOS SEMPRE SUBSTIMADOS. È BOM MOSTRAR AOS CONVENCIDOS DOS OUTROS SIGNOS QUE O NOSSO É UM DOS MAIS VALENTES CORAJOSOS E DECIDIDOS.

Vera Caponi disse...

rosinha estas receitas me deram um afome guriaa tu vai conseguirr beijo

Anônimo disse...

Oiiiiiii...Rosinha!!!
adorei as receitas,hummmm...
vim te cobrar uma visita tá!
BjO

Jaque disse...

Oi Rosinha
Parabéns pela sua luta contra a balança, estou vendo que seu blog já tem bastante tempo, estou começando o meu agora e espero também emagrecer o suficiente.
Força e mto sucesso!!!
Bjussssss