segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Os objetivos e a dieta do ano novo


EI AMIGA !!

Mesmo que você esteja decidida a levar uma vida mais saudável em 2009,
deve, antes de mais nada, manter-se fiel aos compromissos que fez consigo mesmo. E o segredo, segundo especialistas, é estabelecer para si mesmo objetivos específicos, fáceis de cumprir e de avaliar quando estiver elaborando a agenda do Ano Novo.

Grandes metas são boas - perder peso, se alimentar melhor ouse exercitar mais - mas pode-se obter maior sucesso se seguir o que chamamos de "miniobjetivos" .

Esses miniobjetivos podem ser, por exemplo, a eliminação de metade das suas porções de comida, se deseja perder alguns quilos; ou caminhar por 20 minutos, três vezes por semana, se quer praticar mais exercícios físicos.

"Essas metas são mais realistas e mais alcançáveis, e dessa forma você terá mais chances de continuar trilhando o caminho que levará à realização do grande objetivo", afirma Nilson RedisCaldeira, nosso colunista de Motivação e Liderança

O problema dos objetivos excessivamente ambiciosos é que eles levam tempo para serem alcançados, e algumas pessoas ficam desencorajadas se não percebem resultados tangíveis nosestágios iniciais.

Além de manter suas grandes ambições sob certo controle,tente não assumir muitas resoluções simultaneamente.Tente se comprometer com poucas de cada vez.


O que Nilson recomenda


é nunca começar mais de um novo mini-objetivo acada semana.


Portanto, se uma das suas grandes resoluções de Ano Novo

é se alimentar melhor em 2009, Dra Rosana Farah,nutricionista sugere então,

os seguintes mini-objetivos:comer mais duas frutas e vegetais por dia, evitar frituras e beber mais água.



- Escolha alimentos integrais como farinha de aveia, arroz e pão integral


- Prefira laticínios de pouca ou nenhuma gordura.-

- Procure fontes menos gordurosas de proteínas, como avessem pele, peixes e carnes magras, e limite as porções a 115 gramas.-

- Se você está tentando perder peso, verifique se as quantidade de calorias que consome são menores do que as que queima. Para facilitar tal controle, anote tudo que você come.

- Faça regularmente os exames médicos necessáriosna faixa etária.

- Tente encontrar formas de aliviar o estresse.

Até mesmo intervalos de apenas cinco minutos podem ajudar.

Nenhum comentário: