quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Nutracêutico proveniente do figo da índia auxilia na manutenção do peso e no emagrecimento


Nutracêutico proveniente do figo da índia auxilia na manutenção do peso e no emagrecimento


Ingrediente funcional possui certificação de orgânico e é alternativa natural à quitosana


Uma alternativa "verde" ao controle e manutenção do peso está chegando ao Brasil por intermédio da Galena. A novidade se chama NeOpuntia, um nutracêutico obtido do figo da Índia (Opuntia fícus-indica) e desenvolvido pelo laboratório francês Bio Serae. Composto por fibras dietéticas, aminoácidos, vitaminas e minerais, é considerado um ingrediente funcional com rica composição nutricional, além de não ser alergênico e livre de organismos geneticamente modificados.


Por conter diversos nutrientes potencialmente ativos e propriedades multifuncionais, é considerado um coadjuvante perfeito na manutenção do peso e no emagrecimento. É capaz de ajudar no suporte de dietas balanceadas por ter fibras capazes de interagir com parte da gordura ingerida, antes dessa ser assimilada pelo organismo. "NeOpuntia contém fibras que conseguem adsorver a gordura e forma uma espécie de gel ao redor dela, fazendo com que o excesso não seja absorvido pelo organismo e seja eliminado naturalmente", ressalta a farmacêutica Giovana Barbosa, da Galena (empresa que distribui o produto às farmácias com manipulação no Brasil).


Teste de eficácia


Este ativo possui vários estudos clínicos que comprovam sua eficácia e segurança. Dentre eles, um foi realizado com voluntários sadios, com índice de massa corpórea normal, para verificar a capacidade de NeOpuntia em se ligar à gordura ingerida. Os voluntários consumiram uma quantidade específica deste nutracêutico em forma de cápsula por uma semana e fizeram uma dieta cuidadosa, para que fosse possível verificar a quantidade correta de lipídeos excretados. Metade do grupo consumiu uma formulação placebo (sem substância ativa), como forma de controle. Por meio do estudo, verificou-se que esta matéria-prima aumentou a eliminação de gordura em 27,4%, até mesmo em pessoas que possuem índice de massa corpórea normal. "Desta forma, o corpo deixou de absorver quase 30% de gordura que poderia ficar armazenada e ser transformada em LDL, triglicérides, colesterol e em quilos a mais", complementa Giovana.


Alternativa verde

Obtido por um processo sustentável, NeOpuntia é um produto natural e uma alternativa "verde" em relação à quitosana, conhecida substância utilizada para controlar o ganho de peso e oriunda de animais marinhos (crustáceos). Além disso, esta matéria-prima proveniente do cacto possui certificado orgânico (Ecocert Sas - maior órgão francês de certificação orgânica), vegetariano (The Vegetarian Society ? UK), e Kosher (European Kosher certification bureau), laboratório europeu de certificação. Sua ação no organismo é garantida porque este ingrediente funcional é obtido por um processo patenteado, que lhe faz diferente da folha seca da planta. NeOpuntia deve ser ingerido de 15 minutos a uma hora após as refeições, sob acompanhamento médico ou de um nutricionista, e está disponível em breve nas farmácias com manipulação de todo o Brasil, mediante prescrição de um profissional da saúde.


O que é um nutracêutico?


O termo nutracêutico corresponde a uma ampla variedade de alimentos e componentes alimentícios com apelos à saúde. Assim, pode abranger nutrientes isolados, suplementos dietéticos na forma de cápsulas, produtos herbais e alimentos processados, como cereais, sopas e bebidas. Várias frutas, plantas e vegetais têm sido avaliados e reconhecidos como fontes de nutracêuticos, à exemplo do figo da Índia. Os nutracêuticos são considerados uma alternativa saudável para promover o bem-estar, mas não substituem nenhum tipo de medicamento por não terem finalidade medicamentosa

Fonte: Imprensa Galena

Postado por: Claudia Moraes

Um comentário:

Unknown disse...

oi Rosângela, estive por aqui e amei seu blog...vc está no caminho certo:postando tudo..assim, vc terá o controle de seus atos...eu tenho uma comunidade no orkut para emagrecimento e ali a gente posta nosso dia-a-dia e contamos com apoio de amigas queridas. Se vc quiser dá uma passadinha por lá:
dicas para emagrecer
Daniela Zampiron