terça-feira, 19 de agosto de 2008

Diário de um Regime

Dia zero
Chega, não dá mais. Começo hoje minha dieta. Chega de empurrar as coisas com a barriga. E literalmente com a barriga mesmo. A minha está enorme. A meta é perder 5 quilos. Passei a vida no efeito "sanfona", emagrecendo-engordando, engordando-emagrecendo. É bem verdade que hoje em dia é diferente, nos últimos tempos estou mais constante: engordando-engordando-engordando-engordando. Vou ao médico amanhã, mas desde hoje já cortei doces, bolos, refrigerantes. Ou seja, tudo aquilo que ele vai cortar amanhã.

Primeiro dia
Amei o médico, amei a dieta, amei tudo. Você come muito. Muita água, muito grelhado, barrinhas, gelatina diet e verde à vontade. Uma coisa razoável, levando em consideração as loucuras que as pessoas fazem para emagrecer. A dieta do limão, por exemplo, que dura quinze dias. No primeiro dia, um limão, no segundo, dois limões, no terceiro, três... até completar quinze limões no décimo quinto dia. Um amigo meu fez essa dieta, e realmente emagreceu. Depois teve um princípio de úlcera, mas ficou magrinho. Agora inventaram a dieta do sol: você não come nada até o sol se pôr. O tipo de dieta que não pode ser feito no Pólo Norte, por exemplo. A mais absurda foi a dieta da ave-maria. Toda vez que você tem fome, você reza uma ave-maria. Loucura! Bom, mas o que importa é que eu estou superanimada e não tem nada que vá me fazer perder o humor.

Segundo dia
Tive aquela dor de cabeça chata devido à hipoglicemia, mas normal, nada que duas Neosaldinas não resolvam. Na verdade duas não resolveram mesmo, eu tive de tomar quatro. Mudanças em alimentação sempre causam essas coisas no corpo. Já sei que daqui a pouco vão aparecer espinhas, coisas assim, mas isso é só porque o corpo está se limpando, depois passa. É verdade também que a dieta vai influenciar seu humor, às vezes seu sono, mas tudo passa. E eu já estou sentindo resultados. Minha barriga está menor. Também, ela só anda vazia. Na verdade, isso já é o efeito do estômago encolhendo. Não tem aquela operação que as pessoas fazem para reduzir o estômago? É igual, só que sem anestesia.

Quinto dia
Estou impressionada com a minha força de vontade. Não tenho escorregado nem um pouquinho na dieta. Que nem dieta é, e sim "reeducação alimentar". Dieta dá a impressão de que, assim que você chegar ao seu peso, vai comer tudo de novo, até ficar uma anta e ter de recomeçar a dieta. Eu estou aprendendo a comer, é para a vida. Repita: "Eu como para viver e não vivo para comer". Alguém precisa comer lasanha à bolonhesa, risoto de funghi, moqueca de frutos do mar? Bobagem, pequenas fantasias que não fazem falta a ninguém. Um aborígine na Austrália sobrevive sem nada disso, donde se conclui que são meros dados culturais sem a mínima importância. Aliás, de que se alimentam os aborígines?

Sexto dia
Hoje foi o aniversário de Elaine Tarantino. O bolo estava com aquela cara de... de bolo mesmo. Bolo branco, com recheio de brigadeiro branco, glacê duro por fora. Uma tentação à qual eu resisti. Só Deus sabe como, mas resisti. E o primeiro pedaço ela ofereceu a mim. Delicadamente não aceitei, fui até a cozinha e descolei uma tangerina. Estava ótima. Ótima. Amo tangerina, sabia? Amo tangerina, amo tangerina. Fiquei repetindo essa frase até o bolo acabar, o que durou mais ou menos sete minutos. Confesso que durante o processo acabei com uma certa raiva da tangerina.

Sétimo dia
Uma semana de dieta e eu emagreci 1 quilo e 400 gramas. Só? O médico disse que é assim mesmo, e que a idade também influencia nesse processo. Quer dizer: além de gorda, velha. Quase que ele perde a paciente. Estou frustrada, mas não vou desistir. Hoje eu tenho um queijo-e-vinho. Logo hoje, que eu estou supervulnerável. Amo queijos! E estou com vontade de tomar um porre! Mas vou segurar a onda. Afinal, a gente não pode ser fraca assim, só os fortes chegam a algum lugar!

Nono dia
Tomei um porre! Não segurei a onda! Sou humana!

Décimo segundo dia
Só comigo acontecem essas coisas. Cinco pessoas no trabalho foram sorteadas para passar um fim de semana num resort maravilhoso no Nordeste. Quem estava entre elas? Eu, claro. Neste momento crucial de pão diet e frango grelhado, eu lá, sorteada para ir ao resort. A mesa de comida desse lugar deve medir mais ou menos 10 metros. Que 10 metros! Dez metros deve ter o pãozinho do café-da-manhã. Vou levar vários livros.

Décimo quinto dia
Chove horrores. Eu aqui, trancada no quarto do resort. O que por um lado é bom, porque não dá para sair: as comidas te atacam. Você come o dia inteiro, é impressionante. Todos os tipos de comida do mundo, e a qualquer hora. A comida grita, te chama, berra, enquanto você não prova ela não te dá sossego. Passei a pedir o café-da-manhã no quarto, mas nem deixo o garçom entrar com a bandeja. Quando ele chega, eu espartanamente pego o pão integral, a ricota e o bule de café e digo um sonoro tchau para ele. Depois, corto os pulsos.

Décimo oitavo dia
Engordei 2 quilos. Devo estar com problema de tiróide, só pode ser. Tudo bem, eu comi no resort, mas, espera lá: você faz tudo certinho e, aí, dois dias que saia da dieta põem a perder tudo que conquistou em quinze dias. Para mim, é tiróide. Vou fazer um exame.

Vigésimo dia
Não estou com problema nenhum de tiróide, graças a Deus. Então é sinal de que eu comi muito mesmo. Agora começa a operação spa – "sparadrapo" na boca. Encontrei a Gisele. Como ela está magra! Fiquei impressionada. Perguntei o que tinha acontecido, ela disse que tinha se separado. Lembrei que separação emagrece. Fiquei mais deprimida ainda, porque nem um namorado eu tenho para poder me separar. Nem que fosse só para emagrecer. O problema da dieta é que chega uma hora em que você não consegue mais comer aquelas mesmas coisas e parece que vai ficando louca. Por exemplo, hoje eu vi uma foto da vista aérea de Nova York. Quantos prédios, todos tão juntinhos, um do lado do outro, tão arrumadinhos... Fiquei olhando a foto, e sabe o que a imagem me lembrou? Batatas fritas do McDonald's. Elas vêm assim, milimetricamente arrumadas, uma do lado da outra. Me deu vontade de batata frita. Olha o ponto a que cheguei.

Vigésimo segundo dia

Hoje eu vou comer um bife. Ah, vou. Vou aproveitar que é aniversário do meu pai e propor uma ida à churrascaria. Um bife não pode fazer mal a ninguém. Sonhei com um churrasco e vou realizar meu sonho. O inconsciente sabe mais de você do que o consciente. Se eu cheguei a sonhar com picanha é porque meu corpo está necessitando disso. Adoro picanha. Malpassada, com aquela gordurinha crocante do lado. Nossa, só de pensar eu babo.
Não dá para sair com família. Você começa a falar muito e a comer ao mesmo tempo, perde a noção do que está fazendo... Conclusão, saí da churrascaria me sentindo a própria vaca. Estou chegando à conclusão de que existe uma coisa de constituição, e a minha talvez seja de não ser magra nunca. Vou me deitar. Crianças costumam pensar em ovelhas pulando a cerca para acalmar suas angústias na hora de dormir. Eu vou procurar pensar em ovelhas no pasto, nada mais plácido do que isso, imaginar que elas não passam por nenhuma espécie de crise, e sua dieta se limita a... capim, capim, capim, eternamente capim. Verde à vontade.

Vigésimo quinto dia
Pedro Rubens
Por incrível que pareça, acho que desta vez vou atingir o meu objetivo. Vou conseguir me livrar dos 5 quilos definitivamente. Depois de amanhã vou ao médico, e acho que perdi pelo menos 3 quilos. Não, 3 não, por conta da churrascaria, mas 2 e meio, com certeza. Mais um pouquinho de persistência e perco os 2 e meio que faltam. Daí para a frente, tudo fica mais fácil. As roupas vão entrar melhor no corpo, vou poder usar uma miniblusa sem medo dos pneuzinhos saltando para fora, tudo vai ser um estímulo para permanecer magra.

Vigésimo sétimo dia
Fui ao médico. Perdi 1 quilo. A única palavra que encontro para resumir o que sinto é ódio.

Trigésimo dia
Chega, parei a dieta. Chega de franguinho, peixinho, barrinha. Não parei só essa dieta, parei todas. NUNCA MAIS VOU FAZER DIETA NA VIDA. Sofrer tanto para chegar ao fim do mês com o mesmo peso com que eu comecei? Eu sou assim. Eu sou "fofinha" e sempre serei. Rasguei todas as fotos de Gisele Bündchen, Daniela Cicarelli e outras mais. Eu nunca vou ser assim. Nunca mais, nunca mais. Quer dizer, quando chegar perto daquela festa, eu com aquele vestido novo me esperando... quem sabe?

Heloísa Périssé, 37 anos, é autora e atriz da comédia Cócegas, faz a adolescente Tati, no Fantástico, e vive em dieta desde que nasceu

Nenhum comentário: