terça-feira, 6 de maio de 2008

GINÁSTICA DE 30 MINUTOS


Você já deve ter ouvido falar da ginástica de 30 minutos, não é? Esse método diferente de se exercitar permite que em apenas 30 minutos de aula sejam feitos exercícios aeróbicos como pular corda, atividades com bambolê e exercícios de força, que ajudam na eliminação de peso, fortalecimento muscular e condicionamento físico.

“Esta é uma tendência de atividade física voltada para as mulheres que tem uma vida corrida, filhos, estudos e trabalhos dentro e fora de casa, onde um espaço na agenda torna-se quase impossível”


Coma de tudo e emagreça
Saiba dosar as porções para emagrecer com prazer e sem monotonia



Dá para comer de tudo sem pôr a dieta em risco
Saiba dosar as porções e estimule o paladar para emagrecer sem monotonia

Carne vermelha, manteiga, comida congelada, refrigerantes... Alguns alimentos confundem a cabeça de quem está de dieta. Qual a quantidade certa para não prejudicar a saúde? Eles são liberados? Quais nutrientes ou substâncias possuem e que devemos prestar atenção?

Essas são dúvidas muito comuns, principalmente no início da dieta. A nutricionista do Minha Vida, Roberta Stella, ressalta alguns alimentos que são importantes para o organismo mas, ao mesmo tempo, devem ser consumidos com parcimônia. Roberta explica que, sabendo os prós e contras desses alimentos, é possível que eles façam parte da alimentação sem colocar em risco a saúde.

A seguir, alguns alimentos que escondem algum perigo.

Carne vermelha: a carne é excelente fonte de proteínas, ferro e vitamina B12. Por outro lado ela é fonte de gordura ruim para a saúde do coração e das artérias, chamada de gordura saturada e de colesterol. Não por esses fatores negativos que ela deve ficar fora do cardápio. Opte pelos cortes magros, retire a gordura aparente dela e, principalmente, alterne a ingestão da carne bovina com aves e peixes.

Aves: a grande vilã das aves é a pele que é rica em gordura saturada e colesterol. Assim, descartando a pele na hora da refeição já somará pontos positivos e não prejudicará a saúde.

Leite e derivados: as versões integrais e os queijos amarelos são as que fornecem mais gorduras e calorias. Opte pelos alimentos desnatados, light com baixo teor de gorduras e pelos queijos brancos.

Doces: dependendo do tipo, eles apresentam açúcar refinado, gordura saturada e gordura trans. Por isso, eles podem ser tão perigosos para a saúde. A recomendação é para diminuir a quantidade ingerida, evitando a ingestão diária desses alimentos.

Chocolate: apesar de ser propagado com um alimento com características benéficas para o organismo devido à presença de antioxidantes como os polifenóis, uma coisa é certa: são ricos em calorias e a elevada ingestão está associada ao ganho de peso.

Manteiga: a manteiga é fonte de colesterol e gorduras saturadas que prejudicam a saúde do coração. Uma troca simples é a opção pelo creme vegetal elaborado a partir de óleos vegetais. A versão light do creme vegetal apresenta menos calorias sendo uma boa opção para quem deseja enxugar a quantidade de energia do cardápio.

Comida congelada:
gorduras e sal são adicionados para a melhor conservação desses alimentos. Por isso, eles podem fornecer mais calorias do que a versão tradicional. Troque, por exemplo, a lasanha por um espaguete ao molho de tomate e manjericão feito na hora. O filé de frango empanado e recheado pode ser substituído pelo peito de frango assado com ervas frescas. Não são trabalhosos de fazê-los e, de quebra, são mais saborosos.

Alimentos light e diet: o grande erro é achar que esses alimentos apresentam uma diferença grande de calorias em relação ao alimento tradicional. Isso nem sempre é verdade. Por isso, a dica é consultar os rótulos dos alimentos, comparando os valores nutricionais. Assim, é possível observar se o alimento irá atender as necessidades de cada pessoa.

Refrigerantes light, diet ou zero: apesar de não possuírem calorias, isso não é motivo para que eles sejam consumidos desmedidamente. Em excesso, prejudicam a digestão e dão uma falta sensação de saciedade divido à presença de gás. Não possuem nenhum nutriente importante para o organismo e, por isso, a melhor opção são sucos naturais ou, até mesmo, a água. Se for ingerir junto com uma refeição, limite a um copo (250 mL) e, assim, a digestão dos alimentos não será prejudicada.

Enlatados: normalmente, eles apresentam uma elevada quantidade de sal, fator que está associado com o desenvolvimento de pressão alta. Dê sempre prioridade para os alimentos frescos, evitando a ingestão inadequada e excessiva de sal.

Embutidos (frios):
muitos deles são ricos em gorduras saturadas, colesterol e sal. Presunto gordo, presunto Parma, mortadela, salame estão entre os vilões. Se o desejo é o controle do ponteiro da balança, as melhores opções são as versões light. Consumir todos os dias peito de peru é monótono e as versões com menor teor de gordura podem ser utilizadas como substituição.

Ovo: entra ano e sai ano e sempre aparece alguma notícia sobre o ovo . Hoje, pode-se ler que está liberado e, no mês seguinte, ele é condenado. Uma coisa é fato: a gema é rica em colesterol e, por isso, deve ser evitada por pessoas que tem o histórico de colesterol elevado. Se for fazer uma omelete, utilize mais claras do que gemas. Se for consumi-lo cozido, facilmente pode-se descartar a gema. Agora, frito é um perigo para quem quer emagrecer. Nem que queira fazer uma fritada de claras.

Um comentário:

Sysneia disse...

Adorei seu blog. Estou na mesma situação..kkk tenho que emagrecer uns 20k e tenho sua altura. Estava pesquisando na net sobre os exercicios de 30 minutos dessas novas academias para mulheres e não sei se resolvem para perder peso.Desejo que continue nesse seu empenho e força de vontade para alcançar sua meta. Um grande abraço
Sysneia