sexta-feira, 14 de setembro de 2007


Coma direito e BOA NOITE
Aquele bife no jantar pode atrapalhar o sono. Já um pouco de macarrão ajuda a dormir com os anjos. A receita dos especialistas para espantar a insônia
Massas ou batata, portanto, vão muito bem na última grande refeição
Evitar exageros também tem a ver com a qualidade do sono. É que a comilança noturna — seja qual for o nutriente que prevaleça no seu prato — definitivamente não deixa ninguém dormir direito. À noite nosso metabolismo se desacelera e o corpo como um todo — os batimentos cardíacos, o ritmo da respiração e o processo digestivo — passa a funcionar mais lentamente. Daí que os excessos à mesa fatalmente vão resultar em um tremendo desconforto abdominal, capaz de tirar o sono de qualquer um. Então, se bateu aquela vontade de comer macarronada, ceda à tentação, mas com parcimônia. “E, muito importante, jante cerca de três ou quatro horas antes de ir para a cama”.
ESCOLHAS MAGRAS Optar pelo tipo desnatado é a melhor pedida, já que a gordura do leite integral também acaba prejudicando o descanso noturno. Você pode até não se dar conta, mas a canseira sem fim que predomina durante o dia tem muito a ver com um sono entrecortado. Além da indisposição, estudos comprovam que noites maldormidas são o passaporte para a obesidade e o nervosismo.
A esta altura você deve estar se perguntando: o que devo comer no jantar para o meu cardápio não ficar monótono e ainda por cima garantir boas horas na cama? A nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria em Nutrição, que fica em São Paulo, tem algumas sugestões de menus saborosos para essa refeição: espaguete com filé de frango (sim, a proteína das aves está liberada), cenoura, amendoim e broto de feijão ou, ainda, penne com brócolis, pesto, tomate seco e cubos de queijo magro. Ou, ainda, um belo risoto de grãos, com peixe (outra fonte de proteína permitida) e salada. Tudo para você fazer as pazes com o travesseiro. E para sempre.
Quanto melhor a qualidade do sono, mais equilibrados ficam os hormônios responsáveis pela sensação de fome. Dormir bem, portanto, faz a obesidade passar longe Depois de uma noite bem-dormida, o sistema imunológico funciona a todo vapor, afastando resfriados e outras doenças. Mais um ótimo motivo para evitar exageros — e carne vermelha — no jantar.

BIFE PARA O ALMOÇO Deixar a carne vermelha para o dia assegura bons teores protéicos

Nenhum comentário: