quarta-feira, 22 de abril de 2009

O dia de hoje é tudo que eu tenho

... mas para todos que comem compulsivamente.

Colegas este relato é de uma companheira de CCA.

Acordei e fiz uma breve e singela prece, agradecendo por ser uma comedora compulsiva e por CCA existir...pedindo ao meu PS, que indicasse o caminho de CCA, aos que ainda sofrem.Abstinência para mim, é ficar longe do comer compulsivo e muito mais. É ficar afastada de tantas outras coisas...
Quando entrei no CCA, logo no começo eu me mantive longe de farrasalimentares. Essa foi a minha primeira abstinência.Depois eu entendi que o programa de recuperação de CCA propunha uma mudança de vida: eu viveria o resto de minha vida, um dia de cada vez. Pareceu simples.
Então, pensei em fazer um Plano Alimentar, mas percebi que antes, eu teria que identificar os alimentos que me despertavam compulsão. Depois anotei por 15 dias tudo o que eu comia e a quantidade. Fui honesta comigo. Que susto!
Percebi com os planos, que eu não conseguiria uma mudança de hábito sendo radical. Porque eu que consumia cinco, seis mil calorias por dia, ou mais, e não agüentaria despencar para mil e poucas. Muitas preces depois, percebi que eu precisava adequar o meu paladar.Optei também por começar a trabalhar a minha mudança de hábitos.
Fui para outra cidade, com diabetes e hipertensão em altíssimo grau e lá, o médico falou para mim que se eu não optasse pela cirurgia de redução do estômago eu teria uma vida muito curta. Eu falei para ele que não queria fazer pois eu sou uma CCA e gostaria de continuar na programação.
Ele falou: e você pensa que vai precisar sair do CCA? não, pelo contrário vai precisar continuar no CCA porque a compulsão não se opera, o que vai acontecer é que vc vai ganhar mais anos de vida com o emagrecimento, mas terá mais cuidados porque se continuar com os mesmos hábitos, voltará a engordar.
E aceitei, e operei, no dia 13 de dezembro de 2007. Operei com 111 kilos, hoje, dia 9 de abril, estou com 63 kilos. Nesse período, voltei para minha cidade com o firme propósito de trabalhar a programação com esse grupo maravilhoso, porque realmente, o estômago é operado, mas a cabeça jamais. Tenho tido ataques de compulsão, principalmente por doces, o que tem me segurado é a literatura, este grupo e a conversa com companheiras. Preciso retornar à reunião presencial que é muito importante para minha recuperação. Sei que não é meu corpo magro que vai me trazer felicidade, porque não adianta eu estar magra e comendo feito uma louca.
Estou conseguindo adequar meu paladar, mas ainda estou com uma quantidade grande de alimentos. Isso eu estou diminuindo aos poucos, a cada semana.Vai demorar ? Não sei. Só sei que hoje, não estou fazendo regime e sim mudando de vida. No tempo certo, chegarei a quantidade necessária para eu conseguir me manter abstinente.
Uma das coisas que tem me ajudado a me manter abstinente é prestar serviço dentro do Programa, porque cada vez que me sinto útil, ajudando a um outro comedor compulsivo a ter esperança na recuperação, eu me sinto mais recuperada.Eu só consegui ter essa clareza para me abster do comer compulsivo quando eu me abstive do meu comportamento "irracional" .
Ao trabalhar os Passos, percebi que tinha muitos defeitos de caráter, quase nenhum equilíbrio e que eu comia compulsivamente por ser assim.Logo tratei de descobrir meus defeitos, entreguei para um Poder Superior a mim com um laço de fita vermelho, e fiz a minha parte, mudando os meus maus comportamentos.Na minha sala de CCA, cada semana eu dava um depoimento dizendo que tinhadescoberto mais uns defeitos...até que um dia eu disse; "gente, meusdefeitos de caráter são fêmeas, e estão prenhas porque não param demultiplicar !"
Eu já comecei a aceitar isso de maneira bem humorada, porque se eu estava me conscientizando estava acontecendo no tempo certo. E admitir, na minha opinião, é dar o primeiro passo para mudar !Leio o Panfleto SÓ POR HOJE, todos os dias. Porque ele para mim, teve uma inspiração divina, ele é todo espiritual. Nas entrelinhas desse panfleto eu enxergo os defeitos dos quais tenho que me abster.Estou consciente que ainda não tenho refeições moderadas. Ou será que tenho? Sim, eu tenho, se comparadas a quantidade que eu comia antes de CCA.
Eu estou moderada sim. Porém, estou consciente também que preciso manter esse peso, e sei que meu P.S. vai me orientar no momento de me adequar.Para mim, o mais importante é que estou mudando ! Feliz, tranqüila, sem pressa, me orientando sempre com meu P.S.
Sendo honesta comigo, percebi que a pressa, a ansiedade, o "fazer do meu jeito", a impaciência, não devem mais fazer parte de minha vida, e já não fazem, pois essas coisas me faziam comer compulsivamente.Cuidando de meus sentimentos e emoções, eu não tenho mais vontade de correr para comida.A cada dia que me mantenho abstinente, mais fácil fica. Podem acreditar.Me abstive do orgulho e pedi ajuda ao meu P.S., porque sozinha eu não posso fazê-lo.Me abstive de querer controlar tudo e todos e entreguei minha vida ao meu P.S.
Num primeiro momento tive medo, "mas por que não tentar?", pensei.
Me abstive do medo e da vergonha e fiz reparações.
Meu P.S. tem feito um ótimo trabalho...mas temos muito mais a fazer.
Passei a confiar mais em mim. Jamais havia imaginado como é lindo um dia abstinente: fico em paz comigo e com os outros !Estou me mantendo assim, tão bem quanto eu posso, sempre com a certeza que meu P.S. me prepara um pouco mais.Ué...cadê minha ansiedade, minha pressa, minha irritabilidade ? Sumiu!
Todos os dias, eu reafirmo que sou uma comedora compulsiva, agradeço por ter encontrado o CCA, me lembro que tenho a escolha de perder o controle ou de viver essa vida nova que estou ganhando de presente, um dia de cada vez.
Agradeço a liberdade que há em CCA de eu poder definir minha abstinência, de eu poder alcançá-la no meu tempo, que é o tempo do meu P.S. Substituo um pensamento em comida, pelas novas e boas sensações de equilíbrio ! Escrevo,escrevo muito ! Leio e estudo a literatura de CCA. Evito ficar com frio e muito cansada, pois isso tenta me levar ao comer compulsivo. Sorrio e me recordo que em CCA tudo é sugerido, tudo é baseado na experiência de CCAs do mundo todo e que a única promessa que eu vi aqui, é a de que "um dia de cada vez funciona para nós e pode funcionar para você ".

O dia de hoje é tudo que eu tenho.

Todos os dias me sinto alegre e se quase desanimo, me lembro de que um bebê não se torna adulto de um dia para o outro.

Ele cresce aos poucos, todos os dias. Ele aprende coisas novas, todos os dias.Eu, Fulana comedora compulsiva em recuperação, estou engatinhando em CCA, e quero convidar a cada um de vocês a trilhar esse lindo caminho, abstinente, um dia de cada vez.

Muito obrigada !

Nenhum comentário: