terça-feira, 28 de abril de 2009

E o que é uma crise?

E o que é uma crise?
Toda crise é um sinal de esgotamento, indicando que caminhamos para um colapso, estagnação, parada total, morte!No âmbito pessoal vivemos crises físicas quando temos uma doença.
Temos crises existenciais ou psicologias quando vivemos conflitos e/ou desequilíbrios (mentais/emocionais ), qualquer forma que a crise se apresente afeta nossa vida como um todo, nosso trabalho, nossos relacionamentos, nosso universo mental, emocional e nosso comportamento.Mas toda crise é um sinal da necessidade de mudanças.
Elas acontecem de forma grave, como um último chamado da Consciência para a urgente necessidade de transformação e só chegam no ponto agudo quando não damos atenção aos inúmeros sinais que vem antes do pico máximo. Se o chamado for atendido, saímos da crise mais fortalecidos e sábios, caso o chamado não seja atendido, caminhamos para o colapso de forma dolorosa.Nada acontece fora do propósito de evolução, ou expansão, mesmo que no momento agudo de toda crise tudo pareça perdido e sem saída.
O que dá essa sensação de não ter saída, é nossa prisão a conceitos, valores, crenças, hábitos, condicionamentos.
A maneira condicionada de ver, pensar e viver é que embotam nossas mentes para o novo, o diferente, o inédito, o ainda impensável para nós até aquele momento, e é no novo que estão as saídas, as soluções.Percebendo nossa dificuldade para mudar (capacidade de aceitação e adaptação) , podemos perceber o quanto estamos presos, dependentes, apegados e assim fadados a sofrer caso seja necessária uma mudança..
As crises externas sejam políticas, financeiras ou mesmo a crise planetária que estamos vivendo são reflexos das atitudes individuais, pois é a partir do um que se faz o todo. É claro que é necessário um número significativo de pessoas pensando e agindo da mesma forma para formatar a realidade.
Como é certo também que mudanças na nossa atitude individual afetam o todo, só não podemos ser imediatistas, quando começamos a mudar nossas atitudes, devemos sim ser persistentes e pacientes.
Sempre é trabalhoso fazer diferente do que é convencionado pelas crenças e regras culturais e sociais é meio que andar na contra-mão do mundo, mas só fazendo diferente é que as coisas podem mudar.
Vivemos hoje a emergência da mudança de paradigma (modelo), o que hoje norteia a conduta humana está totalmente equivocado, gerando competição, consumismo, ambição , ganância, individualismo a busca pelo status, pelo poder, essa é a causa da CRISE, tanto a econômica quanto a crise planetária.
O novo paradigma deve finalmente predominar nos próximos anos, nada de novo ou desconhecido por nós, mas ficou por milênios no âmbito das utopias, idéias e ideais. A cooperação em lugar da competição, a vida sem excessos e supérfluos em lugar do consumismo, a solidariedade e a fraternidade em lugar da ambição e da ganância, a consciência de que somos todos UM em lugar do individualismo e da busca desenfreada pelo status e o poder.Essa é a tão prometida Nova Era!
A Era do AMOR!
Eu acredito, você acredita?

Ana Cristina Pereira

Nenhum comentário: