quinta-feira, 2 de abril de 2009

A Amizade Verdadeira

A Amizade Verdadeira

Muito tenho pensado sobre o que é uma amizade. Será que é possível (mesmo), haver um melhor amigo? Será que é possível viver uma amizade de verdade?

Essas perguntas rondaram minha mente por um longo tempo. Depois de muito meditar sobre o assunto, cheguei a uma conclusão, possivelmente chocante para alguns, porém, compreensiva para outros. Para tanto, foi necessária várias experiências, tombos e acertos para entender que, uma amigo de verdade é aquele que chega quando todos estão indo embora.

Entendi que não existe esse conceito de melhor amigo. Aprendi que ter amigos é um conjunto, e que não existe um melhor que o outro. Todos são especiais, importates e nos completam de alguma forma.

O que seria ser melhor?

melhorme.lhoradj (lat meliore) 1 Comparativo irregular de bom, que é mais bom. 2 Superior a outro em bondade ou em qualidade. 3 famMenos mal de saúde ou de situação. sm 1 Aquele ou aquilo que é preferível, que tem melhor qualidade que qualquer outra coisa. 2 Aquilo que é sensato ou acertado. adv 1 Mais bem. 2De modo mais perfeito. 3 Com mais justiça ou verdade. 4 Com mais apreço. interj Designativa de indiferença ou de satisfação pela cessação de qualquer dúvida, importunação etc., ou por não ter efeito qualquer coisa; tanto melhor, preferivelmente.Levar a melhor: ter vantagem; sair vencedor. No melhor da festa: na melhor ocasião; quando menos se esperava. Quanto pior, melhor: forma de admitir que uma situação tensa se resolva.

Segundo o Dicionario Michaelis, melhor seria superior em bondade ou qualidade, que tem qualidade melhor que qualquer outra coisa ( ou pessoa ), perfeito.

Interessante notar que, ninguém é melhor que ninguém. Eu posso ter qualidades melhores que você na culinária, mas isso não quer dizer que em tudo sou melhor que você, correto? Mesmo porque, há qualidades em você que me superam, e assim nos completamos.

Aprendi que ser "melhor amigo" é uma carga pesada demais pra se carregar. Pra ser melhor amigo, eu preciso ser melhor em tudo em relação a todos os outros, e isso é impossível. Ninguém jamais será melhor que outrem em tudo.

Entendi que, enquanto uma pessoa me completa em uma área, a outra, me completa em outra área, e tudo isso forma um conjunto de qualidades que me completam. Um conjunto de amigos com qualidades e defeitos distintos, que de alguma forma nos completam.

A Amizade é um jogo de quebra-cabeça. Cada amigo é uma pecinha que se encaixa em você e te completa. Não há uma peça melhor que a outra.

Uma amizade de verdade é aquela que se harmoniza com você, que é autêntico, fiel, que fala a verdade, puro, sem mistura, com quem se pode contar, ( dic. Michaelis ) - e essas qualidades podem exister em muitas pessoas.

Se prender a rótulos de melhor amigo, apenas fecha o círculo para novas amizades. E é muito importante ter vários amigos, afinal, cada um tem algo interessante a acrescentar. Um amigo pode ser aquele que você estuda a Biblia juntos, o outro pode ser aquele que gosta de arte, cinema... Um outro amigo te completa nos segredinhos, ... no consolo, ... nos conselhos, ... etc.. Sempre um amigo terá algo de muito especial pra te completar, e você à vida dele. Ah, mas você não irá completar seu amigo em tudo. Claro que você terá alguma coisa de muito especial que preencheará a vida do seu amigo, mas não será tudo. E aquilo que você não pode completar, outro vem e dá uma pitada a mais.

E assim somos feitos. É uma corrente que não pode ser quebrada. Necessitamos de amigos justamente por cada um ter algo de valor. Mas nenhum deles será o melhor de todos.

Como expliquei acima, ser melhor carrega um peso muito grande. Eu não quero ser a melhor. Mas quero ser especial. Não sou, nunca serei a melhor. E assim hoje compreendo a amizade, um conjunto de pessoas que nos completam.

Ou será que você conhece alguém que é perfeito em tudo e te completa em todas as áreas da sua vida? Não né? Nem mesmo nossos conjugês são capazes de nos completar em todas as áreas que necessitamos.

Para ser um amigo especial, você não precisa abrir mão de você. Ser amigo não é autonegação. Ser amigo é ser você. Ser amigo não é se prejudicar em prol do outro. Um amigo de verdade não exige sacríficos de você, onde você não pode oferecer.

Uma amizade real é aquela em que amigos se dedicam mas não exageram. O exagero sempre faz mais mal que bem. O amor, o carinho, a fidelidade, o companheirismo são importantes para que uma amizade seja pura e sadia.

Se você tem um bom amigo, é ótimo, mas se você for capaz de ter vários bons amigos, será excelente.

Minha conclusão é que, eu preciso ser uma boa amiga e oferecer minha sincera amizade a alguém, e não esperar que eu seja a única da vida dela. E assim, receber a amizade especial de alguém, desde que ela não exija que eu seja a única em sua vida. Devemos abrir nossos horizontes. Há pessoas maravilhosas para serem conquistadas e nos conquistar. Pensem nisso.

Um comentário:

Roseli de Araujo Gomes disse...

Boa Tarde Ro!!
Me indicaram seu BLOG!!!
Fique firme amiga!!
Beijos