sábado, 3 de janeiro de 2009

Faxina no organismo após as festas

DIETA DEPOIS DAS FESTAS

Peru, lombinho, farofa, risoto, massas, molhos, maionese, champanhe, refrigerante, cerveja, vinho, panetone, manjar, pudim...Comeu e bebeu à vontade? Ou, no popular, 'enfiou o pé na jaca'? Ah, as festas de final de ano... Difícil é encarar o dia seguinte.
São três dias de 1.200 calorias cada (com um quarto dia opcional), distribuídas em cinco refeições.

menu: o lanche no período da manhã ganha uma torrada com requeijão ou 1 barra de cereais ou 1 Polenguinho. E mais uma fruta no lanche da tarde

Itens digestivos e ricos em fibras, levemente diuréticos (como agrião, salsão, abacaxi, melancia), que permitem o bom funcionamento do intestino e ajudam a diminuir o inchaço, além daqueles que inibem a formação de gases (do tipo erva-doce, salsinha, maçã).

O gengibre também é importante, devido à sua eficiência contra enjôo e indigestão. Eficiente - apenas um grama já produz benefícios -, ele ainda estimula a circulação sangüínea e combate tosses e resfriados. Por fim, é pouco calórico - 25 gramas têm apenas 10 calorias - e pode ser utilizado fresco, seco, em conserva ou em pó.

Iogurte: é um excelente reforço à flora intestinal. Graças a sua ação, toda a região fica normalizada outra vez.

Ameixa seca: ela tem quase o dobro do poder antioxidante de qualquer fruta ou vegetal - com isso pode ser considerada um verdadeiro elixir da juventude.

Água-de-coco: além de ser deliciosa, ajuda a hidratar o organismo porque contém os carboidratos (glicose) e os sais minerais (potássio e sódio) perdidos com o suor ou eliminados pelo consumo de bebidas alcoólicas. E mais: um copo (250 ml) tem 50 calorias.

Água, muita água. Quanto mais você tomar, mais ela passará pelos rins, acelerando a subtração de toxinas.

A ingestão deve ser preferencialmente ao longo do dia, entre as refeições.


Cadápio do primeiro dia



Nenhum comentário: