quarta-feira, 23 de julho de 2008

VOCÊ CONHECE AS MIL E UMA UTILIDADE DO BICABORNATO DE SODIO?

Bicarbonato de Sódio*

O bicarbonato de sódio é útil em quase tudo.

Pode serusado umas pitadas em cima do creme dental, ajuda a branquear os dentes.

Usa-se uma colher (cafezinho) em ½ copo de água para fazerbochecho após escovar os dentes, ajuda a combater à cariedentária e aftas.

Quando sai firidinha no canto da boca ou nalíngua, coloca-se uma pitada em cima, arde e queima um pouquinho, maslogo cura, aplicar 3xdia. Usa-se também em bolos junto do fermentobem pouquinho para massa ficar leve.

Usa-se como antiácido paraaliviar dor de estomago.

Usa-se com água morna uma colher (sopa) bemcheia em meio litro de água, para limpar a geladeira, tira o odorimpregnado de alimentos. E também tem várias dicas de limpeza ondeé utilizado o bicarbonato de sódio. Enfim, se faz várias coisascom bicarbonato de sódio, por isto é importante sempre ter emcasa.

* Como antiácido para aliviar dor de estomago: Dissolver2,5g (1 colher de café) em um copo de água filtrada e tomar 30minutos antes das refeições, para neutralizar o excesso desecreção gástrica no estômago. Não usar juntamente com dietaláctea (a base de leite) devido a possibilidade de ocorrência desíndrome alcalino-láctea. (Fonte: Resolução-RDC N° 199, de26 de outubro de 2006 – ANVISA)

* Remoção de odores degeladeira e freezer: Depois de retirado todo o gelo, limpe com um panolimpo ligeiramente embebido em água com bicarbonato de sódio [umacolher (sopa) bem cheia em meio litro de água morna] e depois sequecom um pano limpo. Esta mesma solução pode ser utilizada para retirarqualquer cheiro forte que tenha ficado no plástico, mergulhe osvasilhames em água com bicarbonato de sódio, e deixe por váriosminutos, depois lave normalmente com água.

* Limpeza da cafeteirade aço inox: Adicione duas colheres (sopa) de bicarbonato de sódioa um volume de água equivalente a sua capacidade, deixe-a ferverdurante 10 a 15 minutos numa vasilha e então despeje a soluçãosobre a cafeteira.

* Limpeza da garrafa térmica: Lave a ampola(vidro prateado) com uma solução de água quente e bicarbonato desódio para retirar resíduos do líquido. Enxágüe bem.Não use utensílios de metal para limpar a ampola de vidro, poisela é frágil.

* Sujeira ou manchas no aço: Aplique umamistura feita com bicarbonato de sódio dissolvido com álcooletílico, até formar uma pasta (tipo pasta cristal), usando um panomacio ou uma bucha de náilon para passar na superfície do açoinox, faça-o sempre da maneira mais suave possível, utilizandopassadas longas e uniformes, no sentido do acabamento polido, casohouver. Evite esfregar com movimentos circulares, depois, enxágüecom bastante água, preferencialmente morna e seque com pano macio.

* Use bicarbonato de sódio na limpeza de utensílios de inox,dissolva 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio em um litro deágua e lave as peças. * Para limpar panela queimada, salpiquecom bicarbonato de sódio e umedeça, depois de algumas horas lave,o queimado sairá facilmente. E, se a comida grudou, encha a panelacom água quente e duas colheres de bicarbonato de sódio. Deixealgum tempo e limpe. Outra dica é o uso do Limoníaco. * Paracinza de cigarro no cinzeiro que continuam a queimar e sãodesagradáveis, evite isso colocando um pouco de bicarbonato desódio no fundo do cinzeiro. * Limpeza de carpetes: Umadesodorização rápida pode ser obtida pulverizando- se o carpete combicarbonato de sódio e aspirando logo a seguir. * Para evitarmanchas amareladas em lycra branca: depois de lavar e enxaguar, logo emseguida, deixar por pouco tempo de molho em água contendo um pouco debicarbonato de sódio, secar a sombra. * Para tirar aquelas marcasque com o uso ficam nas bordas internas das xícaras de café ouchá, basta esfregar bem com um pano úmido e bicarbonato desódio.

* Para desentupir o cano da pia, jogue dentro dele umpouco de bicarbonato (2 a 4 colheres de sopa), derramando em seguidameia xícara de vinagre. * Para limpar pentes, escovas e rolos decabelo: Adicione 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio em ½colher (sopa) de hipoclorito de sódio numa bacia com um pouco deágua morna. Coloque os objetos e deixe um pouco, mexendo sempre.Enxágüe e deixe secar no ar.

* Para remover o mofo dascortinas do chuveiro: Use bicarbonato de sódio. * Para remover acorrosão da bateria: Esfregue os terminais da bateria e ganchos comuma solução de água com bicarbonato de sódio. Depois passevaselina sólida. * Ladrilhos e cerâmicas: Para uma limpezaleve, lave os ladrilhos com uma solução de ½ xícara deamônia, ½ xícara de vinagre branco, ¼ de xícara debicarbonato de sódio em 1 litro de água morna.

* Para tirarmanchas de ferrugem nos tecidos, passe uma mistura de suco de limãocom bicarbonato de sódio. Ou coloque suco de limão sobre a mancha,depois cubra o local com sal e deixe no sol por 20 minutos. Para ambosos casos, repita a operação se a mancha persistir e depois lavenormalmente. Para remover as manchas de ferrugem em tecidos pode serutilizado também o Tira Ferrugem.

* Manchas amareladas detecidos: Para clarear tecidos de algodão e linho já amareladospelo tempo, ferva o tecido numa panela bem limpa por 1hora em umasolução de sal de cozinha e bicarbonato de sódio.http://www.quimidro l.com.br/ dicas/quimico/ dica54.php<http://www.quimidro l.com.br/ dicas/quimico/ dica54.php>

Nenhum comentário: