terça-feira, 3 de junho de 2008

Dieta volumétrica

Dieta volumétrica faz você perder peso sem passar fome

Dá para emagrecer sem apelar às proibições típicas dos regimes convencionais
Quase todo mundo acredita que o sucesso de uma dieta esteja ligado a comer feitopassarinho. Grande engano: menus baseados na privação nunca ajudaram ninguém aemagrecer. Indo na contramão do senso comum, o plano alimentar Volumetrics("volumétrico" na tradução) - criado pela nutricionista Barbara Rolls,professora da Universidade da Pensilvânia (EUA) - tem servido como tábua desalvação por não obrigar ninguém a ficar com a barriga roncando.

O segredo é oconsumo maciço de ingredientes pouco calóricos e que fazem bastante volume noabdômen, deixando a gente saciada.As estrelas da dieta volumétrica são os alimentos ricos em fibras e em água.Entre os primeiros estão as frutas, os vegetais e os produtos integrais. "Elessão digeridos lentamente e aumentam o bolo alimentar, dando a sensação deestômago cheio e prolongando a saciedade", explica a nutricionista TâniaRodrigues, da RG Nutri Consultoria Nutricional (SP).Já as opções com bastante água ajudam - e muito! - a controlar o apetite. É ocaso das frutas e verduras, gelatina, iogurte, queijo magro, sopas, ensopados,cozidos... Para entender como essa lógica funciona, compare a quantidade de uvasfrescas e desidratadas que você precisaria comer para matar a fominha que bate àtarde.

Com certeza dá pra ficar muito mais satisfeita optando pelas in natura.Nada é proibidoOutra superdica - e um dos pilares da dieta volumétrica - é apostar na saladaantes do prato principal. Isso economiza 12% das calorias na refeição. "Essehábito, pelo aumento da mastigação e espaço que as folhas ocupam na barriga,aumenta a saciedade e ajuda a comer menos depois", afirma a nutricionistaFernanda Pisciolaro, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e daSíndrome Metabólica (ABESO).

Está frio e sua vontade de pedir uma saladona deentrada é zero? Tudo bem: sopas magras surtem o mesmo efeito.A boa notícia é que as delícias engordativas - como frituras, doces,biscoitos... - não estão vetadas. Só que devem aparecer no cardápio com muitadiscrição - não apenas porque concentram várias calorias, mas também por seremfacilmente digeridas, ou seja, não ajudam em nada a espantar o apetite.

Comisso, é preciso ingerir megaporções para nos darmos por satisfeitas. "Nossoorganismo não sabe contar calorias. O que vale é o volume de alimentos noestômago e a chegada dos nutrientes ao intestino", completa Fernanda. Daí aimportância de se consumir algo que pese na saciedade sem pesar na balança. Coma barriguinha forrada fica mais fácil controlar a gula - e o tamanho do prato narefeição seguinte, mesmo que seja um que a gente ame de paixão, como macarrão,estrogonofe, bife à parmegiana.. .Da teoria para a mesaAdriana Kobayashi, coordenadora de nutrição das academias Competition (SP), dizcomo montar um menu baseado na dieta volumétrica:-Adicione vegetais picados ao arroz integral.-Alface, tomate, rúcula, cenoura ou abobrinha grelhada no sanduíche dão volumesem extrapolar nas calorias.-Jogue cereal integral ou aveia e iogurte desnatado na salada de frutas.-Diminua a porção de massa e acrescente legumes ao molho.

-Coloque pedaços de frutas, como maçã, abacaxi, uva, kiwi e morango, na gelatinalight.-Inclua proteínas, como carnes magras, leite desnatado ou seus derivados light,pois são digeridas lentamente.-Palitos de pepino, cenoura e salsão com molho de iogurte desnatado são a pedidapara quem quer beliscar.-Se quiser um doce, procure os que tenham bastante fruta. Vale mais uma torta demaçã com pedaços da fruta do que um bolo de maçã simples, por exemplo.-Prefira sorvete light e troque a calda por 2 col. (sopa) de salada de frutas.-É melhor ingerir o chocolate como sobremesa do que no meio da tarde. Com oestômago cheio, fica mais fácil se contentar com um pedacinho pequeno...
Campeões de fibrasEsse nutriente tem papel fundamental na tarefa de acabar com a desagradávelsensação de barriga vazia. Conheça as melhores fontes na lista abaixo, elaboradapela nutricionista Tânia Rodrigues, e leve à tiracolo na sua próxima ida aosupermercado:
Ervilha em conserva (1/2 lata) = 13,4 g
Goiaba (1 unid. média) = 9,2 g
Abacate (1/2 unid. Pequena) = 7,6 g
Feijão (1 concha) = 7,3 gFarelo de trigo (1 col. Sopa) = 6,3 g
Alcachofra cozida (1 unid.) = 5,4 g
Lentilha seca (2 col. Sopa) = 5,2 g
Maracujá (1 unid. Média) = 4,7 g
Laranja com bagaço (1 uni. Pequena) = 3,6 g
Manga (1 unid. Média) = 3,3 g
Cenoura (1 unid. Média) = 3,1 g
Aveia (2 col. Sopa cheias) = 3 g
Mexerica (1 unid. Média) = 2,7 g
Maçã (1 unid. Média) = 2,6 g
Escarola refogada (1 pires de chá) = 2,3 g
Macarrão cozido (1 escumadeira) = 2,1 gCaqui (1 unid. Média) = 3,21 g
Pão de forma integral (1 fatia) = 2 gArroz integral (2 col. Sopa cheias) = 1,9 g
Vagem cozida (1 pires de chá) = 1,9 g

Um comentário:

Islana Costa disse...

Essa dieta parece mesmo ser muito boa, será que tem algum livro que explique melhor como fazer? Beijokas!