segunda-feira, 17 de março de 2008

Evite o efeito sanfona

Evite o efeito sanfona





Com a interpretação de que algo errado está acontecendo, automaticamente, o corpo diminui até 30% do seu gasto calórico, como forma de autoproteção.

Essa pesquisa mostra que, depois da redução do peso, a pessoa fica com o metabolismo mais lento, o que dificulta manter o valor atingido.
Esse e outros estudos avaliam os motivos pelos quais é tão complicado não engordar novamente quando o regime acaba. Enquanto os norte-americanos que realizaram esta pesquisa não desenvolvem um tratamento que possa controlar esse desequilíbrio, é preciso tomar alguns outros cuidados para evitar o efeito sanfona. (Evite o efeito sanfona com a reeducação alimentar. Clique aqui, faça sua avaliação nutricional gratuita e descubra o seu peso ideal e as dietas indicadas para chegar lá)A nutricionista Daniela Silveira dá algumas dicas para você conseguir manter o peso de forma prática e saudável:1- Saiba distinguir sua massa corporal "Quando se perde muito peso, além da gordura, perde-se também massa muscular", afirma Daniela. Por esse motivo, é importante saber o que é massa gorda e o que é massa magra na constituição corporal, para não ter a falsa ilusão de estar mais gordo ou mais magro.2- Controle a porcentagem do seu peso Com as particularidades de cada caso, em geral, é indicado que a pessoa não perca mais de 10% do seu peso ao mês, para que o regime não seja descontrolado.3- Não faça dietas milagrosas Evite fazer regimes muito restritos ou monótonos. Segundo a nutricionista, depois que o peso ideal é atingido, geralmente a pessoa volta a comer, sem controle, tudo o que não comeu durante a dieta.4- Encare o regime como reeducação alimentar É essencial transformar o regime em uma reeducação alimentar integrada com atividade física. Assim, depois que ele acabar, a pessoa terá aprendido a comer, sem pular refeições e ainda terá prazer em praticar exercícios.5- Não tome remédios sem recomendação Só tome remédio se for indicado por um profissional. "O medicamento serve para diminuir a fome do paciente e, se ele não faz a dieta conforme orientação, quando pára de tomar o remédio volta a ter fome normal e engorda tudo de novo" finaliza a nutricionista.Vale lembrar que antes de resolver fazer um regime, é importante ter o acompanhamento de um profissional. O que você realmente faz para emagrecer? Procurar jeitos milagrosos não resolve o problema. A melhor forma de perder peso definitivamente é por meio de de uma alimentação balanceada. A sua é assim?

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado pelas dicas... Mas a reeducação alimentar é meio como uma perpetuação da dieta que de forma mais tranquila, vc passa a comer mais para equilibrar o peso, sem emagrecer e nem engordar... O cérebro também possui uma memória capaz de voltar a engordar, por uma questão de proteção até! por iso é smpre bom emagrecer aos poucos do que emagrecer rápido, porque hoje você parece estar mais magra, mas em um prato de comida parece que você volta a engordar fazendo a pessoa não praticar esporte e nem ganhar ânimo para sair e se divertir, mas nunca deixe de se enganar, o corpo prega pessas na gente! o jeito melhor para emagrecer e faer ayividades físicas regularmente (no mínimo 3x por semana) e comer regurlarmente, (adquirir menos calorias do que vc perde) e por um número não tão diferente para não haver desequilíbrios!