segunda-feira, 17 de março de 2008

Aposte na dieta familiar

Aposte na dieta familiar

para manter a saúde em dia Reestruture o cardápio do dia-a-dia sem transtornos na fase de adaptação


O chefe da casa sofre de pressão alta. A mãe das crianças vive querendo perder os quilinhos extras que tanto incomodam. Os filhos, por sua vez, procuram por salgadinhos, refrigerantes e qualquer outro tipo de guloseima na hora de se alimentarem. Se você percebeu na descrição alguma semelhança com a sua família, está na hora de encarar uma dieta familiar. (Faça uma avaliação nutricional gratuita e receba o cardápio ideal para você).A responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella, diz que o ideal seria que a percepção da necessidade de reestruturar o cardápio surgisse antes de problemas como excesso de peso, hipertensão, colesterol ou taxa de glicose elevados. Caso não haja uma ingestão freqüente de leite e seus derivados, cereais integrais, frutas, legumes, verduras e, ao mesmo tempo,as refeições sejam montadas com alimentos muito calóricos, o cardápio da família precisa ser repensado , alerta.

Hora da mudança Para que toda a família possa desfrutar de um menu mais saudável sem enfrentar grandes transtornos na fase de adaptação, a nutricionista aconselha que as mudanças sejam graduais. Se há estoques de guloseimas na despensa, por exemplo, faça a troca por alimentos mais saudáveis, como frutas, legumes e verduras, aos poucos , ensina Roberta.
E não vale usar o pretexto de que não gosta de tais alimentos. Se eles não fazem parte do cotidiano, é natural que a aceitação não seja imediata. O importante é não desistir , completa. Ainda de acordo com ela, em vez de cortar completamente as tentações que costumavam fazer parte dos hábitos alimentares da família, o melhor a fazer é controlar a freqüência com que eles são consumidos e ficar de olho em suas quantidades. Aposte também em um cardápio variado. Ele é estimulante, já que diversifica os sabores e aumenta a aceitação de novos alimentos .
Outra dica da especialista para fazer a casa toda aderir ao projeto de reeducação alimentar é prestar atenção nos hábitos, além do cardápio. Se notar que é comum a família consumir mais refrigerante do que água, por exemplo, comece a inverter a situação. Vale até substituir o refrigerante por sucos naturais, nas refeições principais.

Se a dificuldade é reunir toda a família para fazer as refeições, Roberta alerta que é ainda mais importante ter opções saudáveis sempre disponíveis. Muitas vezes, quando as refeições não são feitas em conjunto, sanduíches ou salgadinhos acabam substituindo os pratos principais , alerta a especialista do Minha Vida. Nestes casos, o que Roberta aconselha é que a família se organize e estabeleça regras. Organizando as refeições antecipadamente, é mais fácil evitar as opções menos saudáveis , completa. Além disso, a especialista ressalta que as mudanças devem ser estimuladas por todas as pessoas da casa. Quando cada um tem uma nova posição diante da alimentação, acaba servindo de estímulo e referência para os outros , fala Roberta sobre a grande vantagem em seguir uma dieta familiar.Por outro lado, é importante lembrar que os pais são os maiores exemplos para crianças e adolescentes. Querer mudar os hábitos alimentares dos filhos sem mudar os próprios, dificilmente resultará em uma mudança no padrão alimentar da criança .

Nenhum comentário: