quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

última pesagem de 2007!



Retrospectiva 2007

- Hugo Chávez assume terceiro mandato na Venezuela
- O que houve


Ao assumir o cargo, Hugo Chávez tratou de aumentar o controle sobre o petróleo no país e reformar a Constituição. Em fevereiro, a Assembléia Nacional aprovou uma lei que permite ao presidente governar por decreto. Nos meses que se seguiram, ele cassou a concessão da maior rede de TV do país (RCTV) e estatizou as telecomunicações, o setor elétrico e inaugurou a revolução que chamou Bolivariana.

Situação atual

Chávez pretende estatizar ou fechar colégios que se recusarem a adequar o currículo à ideologia do "socialismo do século 21". A revolução que está sendo promovida na Venezuela amplia a discussão do conceito de propriedade privada e a democracia no país está sendo questionada. Chávez vem se estranhando com países tradicionalmente amigos, como Brasil e Espanha, mas permanece recebendo apoio do presidente brasileiro.

Cientistas alertam sobre mudanças do clima no planeta

É apresentado em Paris a primeira parte do relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês)

Bagdá protesta contra quatro anos de ocupação americana

Em uma caminhada pacífica, centenas de milhares de iraquianos pediram o fim da violência no país e mostraram descrédito sobre um futuro de liberdade.

Situação atual

O país vive um sangrento conflito interno entre grupos rivais xiitas e sunitas sem perspectivas de paz. Cedendo às pressões da oposição democrata e da opinião pública e visando as eleições do ano que vem, o presidente dos EUA George W. Bush concordou com a retirada de uma pequena parte das tropas americanas do Iraque. Há previsão de redução de 5,7 mil soldados até o Natal e uma estimativa de 30 mil até meados de 2008

Morre Bóris Ieltsin

Putin ameaça planos dos EUA


O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que o governo americano está aumentando o risco de uma guerra, o que poderia levar a um "extermínio recíproco".

Lula faz propaganda do etanol
Na primeira visita de Estado aos países nórdicos - Finlândia, Suécia, Dinamarca e Noruega - , o presidente Luiz Inácio Lula da Silva atuou como garoto-propaganda dos biocombustíveis. Na Suécia e na Dinamarca, Lula assinou acordos de cooperação para o desenvolvimento da nova fonte de energia.

Crise aérea Marta Suplicy diz a passageiros que relaxem e gozem; escolha a frase do ano

Acidente com avião da TAM mata 199 pessoas em Congonhas

Tropa de Elite conquista público

Escândalo afasta Renan Calheiros da presidência do Senado
Brasil é anunciado como sede da Copa de 2014

Brinquedos têm recallsDefeitos e contaminação de produtos assustam pais em todo mundo

Apple lança aguardado iPhone Com campanha bilionária, aparelho muda a imagem dos telefones celulares

Madeleine McCann mobiliza polícias O caso da menina britânica desaparecida em Portugal comove o mundo

Um comentário:

Karina Sensales disse...

Oi querida!!!!
É isso aí, se reinventar é a beleza da vida. Se descobrir todos os dias nos faz pessoas melhores e especiais. Descubra-se e ame-se, faça valer a pena essa jornada!
Um beijo enorme e boa semana!
Kari