segunda-feira, 29 de outubro de 2007

O que fazer para preservar a auto-estima durante a vida?


O que fazer para preservar a auto-estima durante a vida? por Elisandra Vilella G. Sé Auto-estima significa gostarmos de nós mesmos, nos apreciarmos, aceitar nossas habilidades e nossas limitações, de forma realista e genuína, sem excessos de valorização da nossa própria pessoa. É a percepção subjetiva que a pessoa faz se si mesma.
A auto-estima se desenvolve como parte da nossa personalidade, que se forma muito cedo e é bastante complexa. Ela se forma a partir da construção social e psicológica da nossa personalidade. Envolve crenças sobre si mesmo. Como por exemplo: sou capaz/incapaz; competente/incompet ente, assertividade/ medo. Ela pode se expressar em uma dimensão específica, particular ou geral, coletiva. Por exemplo, de modo particular "Acredito que sou um bom professor" ou global "Acredito que sou um bom cidadão".
Autoconhecimento é o caminho para a construção de uma boa auto-estima

Para gostar de nós mesmos precisamos saber quem somos, exercitar o autoconhecimento, auto-aceitação, isto é, conhecer a própria identidade. E isso se forma com o tempo, conforme crescemos e desenvolvemos. Desde criança percebemos o que as pessoas esperam de nós, que comportamentos são apreciados ou reprovados. Isso nos dá a idéia do que é certo e errado. Por isso é natural que ao longo da vida formemos uma imagem a nosso respeito, do que somos capazes, de como somos enquanto pessoa e como as pessoas nos vêem. E muitos dos julgamentos qualitativos que fazemos de nós podem às vezes corresponder com a realidade ou não, podem ser positivos ou negativos.

cuidados pessoais também são indicativos de uma boa auto-estima. Todo seu autoconceito está baseado naquilo que você faz com você, em prol da sua mente e do seu corpo, baseado no que você acredita ser bom pra você de forma realista e satisfatória

Para manter a auto-estima ao longo da vida, é necessário um exame contínuo em nossas crenças para saber se são adequadas ou não à nossa realidade. Se elas estarão contribuindo para nossa satisfação, realização de planos e nossa felicidade. Se suas crenças estiver a favor da insatisfação, você precisa reprogramá-las, para que você desenvolva a capacidade de gerenciar sua vida.

2 comentários:

tata disse...

Oi minha linda td bem????????
Nossa o nosso verão esta chegando em.... vamos vamos sempre em frente com a auto estima e buscar nossa forma de mais gatinhas rsrsrsrs
e ai td bem?
beijinhos

Valentina disse...

o menina sumida...adorei amiga aquela piada!!!