segunda-feira, 6 de agosto de 2007
Vença a Balança com Saúde
Os carboidratos podem ser classificados em Simples e Complexos: § Simples: podem ser subdivididos em monossacarídeos (molécula simples: glicose, frutose e galactose) e dissacarídeos (molécula dupla: sacarose, lactose e maltose);
Os carboidratos simples, como os açúcares contidos em doces, chocolates, mel e algumas frutas, encontram-se na forma livre, e logo que passam pelo sistema digestório estão prontos para entrar na circulação sangüínea.
§ Complexos: São formados a partir da combinação de três ou mais moléculas de glicose. Esta combinação deriva o nome polissacarídeos. Exemplos de carboidratos complexos, são: batata, arroz, pães ou massas. São mastigados, digeridos e assim, hidrolisados (quebrados) na forma de um monossacarídeo: glicose, frutose ou galactose.
Os carboidratos são armazenados na forma de glicogênio (reservas de energia no músculo e fígado) ou ficam circulando na corrente sangüínea para que sejam utilizados como fonte de energia. Outra função muito importante dos carboidratos, é de fornecer energia para o sistema nervoso central, já que a glicose é o único meio de "alimentar" o nosso cérebro.
Os carboidratos simples apresentam absorção rápida, enquanto que os complexos são absorvidos de forma mais lenta e regular. Dessa forma, comer um pedaço de pão ou um prato de massa, garante energia a médio prazo, enquanto comer um doce, tomar um sorvete ou comer um chocolate (carboidrato simples), é uma forma de energia totalmente absorvida em poucos minutos.
Alho + cebola + cebolinha o trio, bastante usado na culinária brasileira, é ótimo para aumentar a imunidade natural do organismo, ajudando a evitar gripes e resfriados
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi amiga, gostei da reportagem do carboidrato...
ótima semana light, bjus!!!
Postar um comentário