Todo o domingo, depois de farto almoço em família, você promete a si mesma: amanhã, começa o regime
Até pensa na salada com grelhado no almoço, na frutinha de lanche e na sopa bem leve do jantar. Mas o dia começa e você acaba botando tudo a perder.
É como se buscássemos fora o alimento que falta à alma enfraquecida pelas exigências absurdas do cotidiano.
você acaba comendo muito e rápido demais.
Aí, só restam dois sentimentos, ambos terríveis: amargar o arrependimento por se empanturrar de comida e o fracasso de não controlar sua vontade à mesa.
Vem a famosa compulsão alimentar, Os mais característicos sintomas, são a perda do controle quanto à alimentação e a ingestão de grandes quantidades em pouco espaço de tempo.
os fatores que levam a compulsão são de origem psicológica. Estresse, carência, medo de rejeição e sentimento de inadequação podem disparar esse mal.
Para reverter o quadro, ela indica meditação, ioga e práticas que auxiliem a reconexão consigo mesma, além de um acompanhamento nutricional e psicológico.
Quando der fome fora de hora, beba uma xícara de água morna com uma colher de chá de mel e 10 gotas de limão (um excelente substituto para a comida, que ainda ajuda a derreter gordura).
Começou sua dieta? Então mntenha-se focado em seu objetivo inicial e não se descuide das atividades físicas, pois elas diminuem a ansiedade e te fazem lembrar das obrigações.
Fique longe dos doces, frituras e refrigerantes e só abra exceção nos fins de semana, de preferência em apenas uma refeição no sábado e outra no domingo. Divida seu dia em pelo menos 6 refeições – café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e lanche. Comer menos e várias vezes ao dia também ajuda a acabar com aquela eterna sensação de fome. Continue bebendo de 2 a 4 litros de água por dia, nos intervalos das refeições.
Exagerar nas calorias em um dia e compensar no outro, comendo menos, funciona?
Não funciona. "No dia do exagero, a quantidade de calorias consumidas pode ser tão grande a ponto de colocar dias e dias de disciplina e dedicação a perder", diz Roberta. "Sem falar que esse tipo de barganha não leva a uma "consciência alimentar". Pode até haver a eliminação de peso desejada. Mas, a longo prazo, todo o peso eliminado vai ser ganho novamente, porque não há preocupação com uma dieta equilibrada.
segunda-feira, 13 de agosto de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi amiga, adorei essas dicas, realmente os finais de semana são sempre atropelados e tentamos buscar uma solução para isso na segunda...
Ótima semana light, bjus!!!!
Postar um comentário