quinta-feira, 26 de julho de 2007

Meta-se na Sua Meta


Ao ler o livro "Meta-se na Sua Meta", de Maria Eliza Zuccon, deparei com a descrição de obesidade em que a autora fala que precisamos alimentar a alma, a mente e o corpo, cada um com seus nutrientes específicos. Que os alimentos da alma são sutis, fluídicos, etéreos e belos; nos integra à natureza. Os alimentos da mente são também imateriais, compostos de bons sentimentos, pensamentos e emoções. Os alimentos do corpo são o ar, a água e as coisas de comer e beber - são materiais.


as várias formas de fomes: dizendo que tédio é a fome da alma. Solidão, ansiedade, depressão, raiva, rejeição, são fomes mentais e estômago vazio é fome orgânica.
eu Apresento os Três :
A córtex cerebral abriga nossos pensamentos, a nossa razão, a criatividade, onde podemos definir nossas escolhas, saber o que é bom ou ruim, o que é certo ou errado. O sistema límbico abriga as nossas emoções e nossos sentimentos.

O hipotálamo é o responsável pelo controle dos hormônios corporais e regula nossa fome, sede, saciedade, desejo sexual, pressão arterial etc.
Essas três regiões cerebrais são conectadas e trabalham de comum acordo.

fome orgânica, a qual acontece a cada período de aproximadamente cinco horas (hipotálamo), alimentar-se inteligentemente com nutrientes encontrados nos alimentos, balanceados (orquestrado pelo córtex cerebral), sentindo prazer ao alimentar-se e prazer pelos alimentos (sistema límbico).

Caso a pessoa esteja deprimida ou ansiosa, esse processo é comandado pelo sistema límbico, evitando a etapa do córtex cerebral, ou seja, sem crítica, sem razão e come-se para compensar a emoção ou sentimento do momento. Neste caso, o hipotálamo apenas cumpre sua função. Essa fome é mental e a pessoa se satisfaz mudando o seu enredo.

Retirado do site :cyberdiet
Dr. José Rui Bianchi

Um comentário:

Anônimo disse...

oieeeee vim aqui conhecer teu cantinho...agora vc ta ferrada, vou vim direto rsrsrsrsr

micheli