sábado, 12 de julho de 2008

dieta de South Beach


FOME ZERO: PERCA 6 KG EM 2 SEMANAS E 12 KG ATE DEZEMBRO

A proposta é irresistível: emagrecer até 6 kg em 14 dias, sem contar calorias, comendo carne, peixe, ovos, temperando saladas e legumes com o mais gostoso dos azeites (o de oliva), e sem tirar o feijãozinho da mesa. Depois, você continua emagrecendo - numa boa - cerca de 1 kg por semana até chegar o verão... e aderir ao mais poderoso dos biquínis!
Agora que você já conhece o milagre, saiba o nome da santa: é a dieta de South Beach, o mais badalado bairro de Miami. O método já ganhou adeptos entre celebridades como Liz Hurley, Jennifer Aniston, Britney Spears e Sandra Bullock. Até políticos do porte (agora mais esbelto) de Bill e Hillary Clinton se curvaram à dieta, criada pelo Dr. Arthur Agatston, diretor do Hospital Cardíaco Mount Sinai Prevention Center, em Miami. A intenção era melhorar a saúde de seus pacientes cardíacos - a maioria acima do peso.
O sucesso do cardiologista foi duplo. Além de obter bons resultados nos índices de colesterol e de insulina, a South Beach ajudou as pessoas a emagrecer rápido (sem contar calorias) - e, o que é melhor, a manter o peso. O livro do Dr. Agatston, The South Beach Diet, lançado nos Estados Unidos, pulou para o primeiro lugar entre os mais vendidos na lista do The New York Times e vai ser publicado no Brasil, em novembro, pela editora Sextante.
O segredo da dieta está no controle do nível de glicose (açúcar) no sangue. Um dos efeitos colaterais do excesso de peso é a dificuldade do corpo para queimar açúcares e gorduras. Essa queima é feita pela insulina. Quem está gordinho tem resistência à insulina: ela é fabricada, mas não é bem absorvida. Como resultado, o organismo estoca mais gordura do que deveria.

NA MIRA DA INSULINA
O método se divide em três fases. Na primeira, que dura duas semanas, a maioria dos carboidratos fica de fora. Fazem exceção certas leguminosas (feijão e lentilha), boas fontes também de proteínas e fibras, que atenuam a fome, dando maior sensação de saciedade.
O objetivo dessa fase é vencer a resistência à insulina favorecida pelo hábito de comer açúcar e doces (inclusive frutas) e carboidratos ricos em amidos (batatas, arroz branco, produtos derivados de farinhas refinadas), que viram glicose no sangue muito rápido. De quebra, evitar tais alimentos diminui a ocorrência de ataques de comilança. "Quanto mais se come desses carboidratos, mais vontade de comê-los se tem depois", diz a nutricionista Denise Schirch, de São Paulo.
Claro, os carboidratos têm a função de fornecer energia e continuam a ser indispensáveis. A partir da segunda fase, você aprende a preferir os ricos em fibras, mais saudáveis, e a diminuir o consumo dos demais. A terceira fase é a de manutenção - para o resto da vida - e não tem restrições drásticas nem cardápio.
"Essa dieta adota critérios saudáveis", avalia a endocrinologista Fernanda D'Elia, de São Paulo. "É boa fonte de vegetais, grãos integrais e proteínas animais. Usa gorduras benéficas e não exclui nenhum dos principais grupos alimentares".


MENU À BRASILEIRA
O cardápio foi adaptado pelas Dras. Fernanda e Denise especialmente para os hábitos alimentares dos brasileiros. Você pode emagrecer de 4 a 6 kg nas duas primeiras semanas e se livrar de mais 6 kg aproximadamente até dezembro - bem na entrada do verão. A perda de peso varia de mulher para mulher e vai depender daquilo que a gente já sabe: fazer o programa direitinho, não abusar do tamanho das porções, idade, quilos em excesso, atividade física.

FASE UM - OBJETIVO: PERDER ATÉ 6 KG EM 14 DIAS
VOCÊ VAI COMER
§ Proteínas: carne bovina (cortes magros de lagarto, coxão mole, filé, contrafilé, alcatra), porco (lombo, filé, bacon torrado para temperar), frango (peito, sem pele), peru (peito e coxa, sem pele), frios (magros), peixes e frutos do mar (todos), ovos.
§ Vegetais e leguminosas: alcachofra, aspargos, feijão, lentilhas, vagem, brócolis, couve-flor, repolho, pimentão, palmito, aipo, pepino, berinjela, folhas verdes, cogumelos, espinafre, tomates, abobrinha.
§ Laticínios: leite desnatado, iogurte desnatado, coalhada light, queijos (ricota, cottage, polenguinho, mussarela, queijo branco, requeijão, cream cheese light).
§ Frutas secas: nozes, amendoim, pistache.
§ Gorduras: azeite de oliva e óleo de canola.
§ Variados: gelatinas light. Chocolate em pó sem açúcar, cacau em pó (limite de 75 calorias diárias extras), adoçantes.
§ Para beber: água (muita), café ou chá.

Tudo isso distribuído em três refeições balanceadas e dois lanches, de manhã e à tarde. Coma até saciar a fome. Mesmo. O que derruba um plano de emagrecimento é a estressante sensação de vazio. E a proposta é ensinar hábitos para a vida toda.

VOCÊ NÃO PODE
Nos próximos 14 dias, esqueça pão, macarrão, arroz, batatas, massas em geral (tortas, pizzas, pastéis etc.). Nada de açúcar, doces, bolos, sorvetes ou bebidas alcoólicas. Tire também as frutas, que entraram nessa lista por sua alta quantidade de frutose (açúcar).

EVITE
§ Proteínas: carne bovina gorda (cupim, fígado, costela, picanha com gordura), aves (asa, coxa e sobrecoxa de frango, asa de peru ou pato, hambúrguer industrializado, salsicha, nugget ou almôndega), carne de porco (tender, costela, produtos processados, como salsicha e hambúrguer).
§ Laticínios: queijos (brie, camembert, gruyère, gouda, emmental, provolone, parmesão e similares).
§ Vegetais e leguminosas: beterraba, cenoura, milho, grão-de-bico, ervilha, batata-doce, batata, mandioca, cará, inhame.
§ Frutas: todas, menos suco de limão para temperar.


CARDÁPIO
Este cardápio, para sete dias, pode ser repetido na semana seguinte. Se preferir, substitua alguns alimentos por outros do mesmo grupo (veja o intertítulo Você vai comer).
DIA 1 - CAFÉ DA MANHÃ: 1 copo de suco de tomate + 1 ovo mexido com ervas e azeitonas + 2 fatias de presunto + 1 xícara de café com leite. LANCHE: 1 fatia de mussarela. ALMOÇO: salada de folhas verdes e tomate (temperada com azeite) + fatias de peito de frango grelhado + berinjela assada com mussarela ralada. LANCHE: 1/2 xícara de cottage com tomate e pepino. JANTAR: salada de rúcula e palmito com azeite + 1 filé mignon grelhado + espinafre + ricota batida com suco e raspas de limão e adoçante.
DIA 2 – CAFÉ DA MANHÃ: 1 iogurte + 4 rolinhos de peito de peru com mussarela + 1 xícara de chá com leite. LANCHE: 1 punhado de nozes ou de amendoins torrados. ALMOÇO: salada de feijão-branco e tomate, temperada com azeite e vinagre + 1 filé de pescada grelhado + brócolis refogados. LANCHE: 2 fatias de queijo branco com uma fatia de tomate, azeite e orégano. JANTAR: salada de alface (ou repolho roxo) com azeite + 1 filé de frango grelhado com aspargos (ou couve-flor assada com cottage) + abobrinha refogada com tomate e manjericão +1 fatia de pudim de claras (feito com adoçante) ou 1 iogurte batido com essência de baunilha.
DIA 3 - CAFÉ DA MANHÃ: 1 tomate recheado com ricota ou cottage + omelete (1 ovo) com queijo branco + 1 xícara de café ou chá com leite. LANCHE: 1 polenguinho. ALMOÇO: salada de folhas verdes com pimentão, lascas de queijo mussarela e azeite +1 porção de carne assada + feijão. LANCHE: 1 coalhada. JANTAR: 1 posta de salmão grelhado com cogumelos ou palmito + salada de escarola com tomates-cereja e azeite +1 iogurte.
DIA 4 - CAFÉ DA MANHÃ: 2 fatias de presunto cru +1 fatia de ricota com azeite e sal +1 copo de leite com adoçante batido com cacau + café ou chá. LANCHE: 1 iogurte. ALMOÇO: salada de agrião, tomate, erva-doce temperada com azeite + camarões com alho grelhados (ou kani). LANCHE: 1/2 xícara de nozes. JANTAR: salada de alface e palmito temperada com azeite + 1 porção de lombo assado + abobrinha refogada com cottage +1 iogurte.
DIA 5 - CAFÉ DA MANHÃ: 1 copo de suco de tomate + omelete (1 ovo) com 1 fatia de queijo prato +1 xícara de café com leite +1 gelatina com 1 colher de creme de leite light. LANCHE: 1 polenguinho. ALMOÇO: salada de pepino com tomate e hortelã + carne moída ao sugo + feijão ou couve. LANCHE: 1 iogurte ou 2 enroladinhos de salmão defumado com pepino e cream cheese. JANTAR: salada de lentilha +1 bife grelhado com cebola e tomate + brócolis + creme gelado de ricota batida com essência de baunilha e adoçante.
DIA 6 – CAFÉ DA MANHÃ: 1 iogurte com nozes picadas + 2 fatias de presunto +1 xícara de café ou chá com leite. LANCHE: 2 bolas médias de mussarela de búfala. ALMOÇO: salada com alface, agrião, tomate, pimentão, anchova ou atum em conserva, fatias de ovo cozido e azeitonas pretas, temperada com azeite e vinagre. LANCHE: 3 fatias de blanquet de peru ou 3 fatias de queijo branco. JANTAR: 1 sopa de legumes com bacon torrado + salada de salsão, palmito e tomate com azeite +1 filé de peru grelhado + mousse gelada de iogurte e gelatina (gelatina dissolvida, misturada ao iogurte).
DIA 7 – CAFÉ DA MANHÃ: 1 copo (300 ml) de café batido com gelo, adoçante e leite + 2 bolas médias de mussarela de búfala +1 fatia de presunto cru. LANCHE: 1 barra de proteínas. ALMOÇO: salada de folhas verdes e pimentão + 2 bifes roles +1 gelatina com creme de leite light. LANCHE: 2 polenguinhos. JANTAR: salada de repolho com tomate temperada com molho de iogurte e azeite +1 posta de bacalhau (ou outro peixe) + brócolis cozidos com mussarela ralada +1 iogurte batido com essência de baunilha e noz-moscada.

FASE DOIS - OBJETIVO: PERDER MAIS 6 KG ATÉ DEZEMBRO
O QUE MUDA
Reintroduza os carboidratos. Dê preferência aos que não se transformam rapidamente em açúcar no sangue, como pães integrais, arroz integral, macarrão de grão duro ou integral, certas frutas. Você vai começar com uma fruta por dia e continuar adicionando esses alimentos aos poucos. Mas, se morrer de saudade de pão branco, de batata ou, ainda, de chocolate, permita-se consumir um desses alimentos (apenas um deles, por enquanto).

VOLTE A COMER
§ Frutas: maçã, morango, mamão, kiwi, melão, abacate, lima-da-pérsia, laranja, tangerina, manga, pêra, melancia, goiaba, figo, pêssego, uva, abacaxi.
§ Amidos (uso espaçado): pães e bolachas integrais, cereais integrais, macarrão de grão duro ou integral, arroz integral.
§ Vegetais e leguminosas: cará, mandioquinha, ervilhas.
§ Variados: chocolate meio amargo ou amargo, pudins diet, tofu, leite de soja, sorvete com baixo teor de gordura.

PARA EVITAR OU COMER DE VEZ EM QUANDO
§ Amidos: pães de farinha refinada, biscoitos, flocos de milho, macarrão, arroz branco, cereais instantâneos.
§ Vegetais: beterraba, cenoura, milho, batata.
§ Frutas: banana, frutas em conserva, sucos de fruta, abacaxi, uva.
§ Variados: açúcar, mel, sorvete, geléia.

EXEMPLO DE CARDÁPIO
CAFÉ DA MANHÃ: 1/2 papaia + 3 colheres de granola com 1 iogurte + 1 xícara de chá ou café. LANCHE: 1 fatia de queijo branco e 1 tomate. ALMOÇO: salada de alface e tomates secos temperada com azeite e manjericão + 1 filé de peixe grelhado + arroz integral com brócolis. LANCHE: 1 pêra e 1 polenguinho. JANTAR: 1 prato de sopa de lentilha + bife de panela + palmito e salsão refogados + 4 damascos secos mergulhados em chocolate meio amargo.

FASE TRÊS - OBJETIVO: MANUTENÇÃO
Você emagreceu e alterou a forma como seu organismo responde aos alimentos. Daqui por diante, basta lembrar o que aprendeu para comer de forma saudável. Alguns conselhos para essa fase:
§ Você não se livra dos quilos a mais por passar fome: emagrece ou mantém o peso porque consome menor quantidade dos alimentos que fazem o corpo estocar gordura demais e provocam ataques de comilança.
§ Continue a fazer três refeições diárias e, se quiser, os dois lanches, seguindo, na rotina, a dieta da fase 2. Ninguém duvida de que haverá ocasiões em que serão cometidos alguns exageros. Afinal, você não é nem precisa ser de ferro.
§ Pizza, doces, risoto, pão branco, queijos proibidos, cerveja, vinho e todas as outras tentações vão ser incluídos num esquema de descubra-você-mesma os alimentos e quantidades que seu organismo aceita melhor sem ganhar peso.
§ Quando não resistir a uma baked potato, cubra-a com requeijão light: a contagem de calorias será maior, mas a gordura do queijo vai retardar a transformação do amido da batata em glicose na corrente sanguínea.
§ O tipo de batata também é um fator importante. As de casca vermelha têm mais carboidratos - prefira as de casca clara.
§ Engordou? Volte à primeira fase até tudo ficar em ordem novamente e só depois retorne à manutenção.

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi Rosinha, comecei hj a dieta, não tá sendo fácil,mas preciso emagrecer sem ajuda de medicamentos,estamos juntas nessa, espéro em Deus conseguirmos. um abraço!

sigiane disse...

Oi,Rosinha!Estou na batalha assim como voce,estou no 5 dia da south beach e estou me sentindo muito bem!Força para nos!

kel disse...

rosinha estou mudando de vida + quero perder +ou- 30kg .vou conseguir com a ajuda de deus. quero me amar muiiito.bjos,

Unknown disse...

Olá Rosinha,

Sempre fui obesa e andei no vai e vem de medicamentos.
Há 10 anos atras, pesando 130kg fiz cirurgia bariatrica. Cheguei, no auge do emagrecimento a pesar 68kg. 10 anos e duas gestações depois me vi estacionada nos 79/80 kg. Comecei esta semana a south beach e quero chegar aos 70kg.
Força, foco e fé!

Simone disse...

Rosinha, como vc esta? e a dieta foi bem?? nos de respostas .. abraço simone

Anônimo disse...

Como estudante de medicina, fui obrigada a diagnosticar em uma "situação problema" dietas para pacientes
A dieta de South Beach, é uma espécie de "dieta de bolso" sem previa avaliação nutricional e que apesar do emagrecimento "rápido" por acelerar o metabolismo, não possui um equilíbrio nutricional em suas três fases, deixando assim o paciente fraco, indisposto pelo corte de carboidratos de maneira brusca logo em sua 1º fase., sem contar os danos causados no rim pela produção excessiva cetose (etose é um estado metabólico que ocorre quando o fígado começa a converter a gordura do corpo em ácidos graxos e corpos cetônicos que será usado pelo corpo como fonte de energia)
Bom, foi só para alertar o pessoal ;)